sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tribunal de Contas reúne 156 representantes municipais do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce

Tribunal de Contas reúne 156 representantes municipais do Jequitinhonha e Mucuri

Abertura do Encontro com presidente do Tribunal de Contas, Antônio Carlos Andrada, prefeita de Teófilo Otoni, Maria José, e diretores do TCE MG
Está sendo realizado em Teófilo Otoni, nesta quinta e sexta-feiras, 15 e 16.09, o Encontro Técnico do TCEMG e Municípios, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O evento teve lugar na CDL - Centro de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otôni, envolvendo o Tribunal e representantes de 156 cidades do Vale do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e Rio Doce, com vistas a discutir “Gestão Responsável em Final de Mandato”.

O encontro contou ainda com a presença de Antônio Carlos Andrada (presidente do TCEMG), Paulo César Miranda Bruno (analista de finanças da Controladoria Regional da União em Minas Gerais), Rodrigo de Oliveira Bueno Queiroz Fontes (assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Minas Gerais), Paulo Henrique Rodrigues Coimbra (coordenador da Associação Mineira de Municípios) e autoridades locais.

A promoção apresenta orientações do Tribunal sobre as regras a serem observadas em final de mandato, de acordo com as determinações legais, principalmente as Leis de Responsabilidade Fiscal e das Licitações.

A prefeita Maria José, de Teófilo Otoni, ressaltou que este encontro é uma oportunidade para que todos os participantes se atualizem. “Nós vivemos num mundo globalizado, com muita velocidade de fatos, mudanças, leis, portarias e decretos, e, quando as pessoas não se atualizam, correm o risco de falhar na gestão pública. Então, este Tribunal de Contas vem mostrar como tem que ser uma gestão responsável, sobretudo no final de mandato”: concluiu a prefeita.

Antônio Carlos Andrada falou que o Tribunal de Contas vem praticando um grande esforço de ações preventiva, pedagógica e educativa. “Estamos buscando alertar sobre temas importantes que o Tribunal considera fundamentais para uma boa gestão. Este ano, os encontros regionais no interior do Estado têm como tema específico ‘Gestão responsável em final de mandato’. Outro ponto importante é o fato de o Tribunal estar mudando a sua formatação, o seu sistema, para acompanhar as prestações de contas dos municípios. Está sendo criado o SICOM - Sistema Informatizado de Contas dos Municípios, que entra em operação no próximo ano, de modo que as novas prestações de contas, que serão feitas em 2013 referentes a 2012, já serão nesse novo sistema” - afirmou Andrada.

Depois da etapa de Teófilo Otoni - a última do interior do Estado -, o encerramento dos encontros acontecerá em Belo Horizonte, dias 19 a 30 do corrente, quando todos os participantes terão oportunidade de fazer uma avaliação geral do evento e esclarecer dúvidas sobre o SICOM.

Fonte e Foto: Ascom/Prefeitura de Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário