sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Municípios do Baixo Jequitinhonha comemoram o Dia Nacional do Idoso

Idosos exercitando em Rio do Prado
Os municípios da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizaram no dia 27 de setembro, Dia Nacional do Idoso, uma série de eventos com o objetivo de mobilizar a população e passar uma visão positiva do envelhecimento, enfatizando a importância de ter uma vida ativa e com mais qualidade.

Em Santo Antônio do Jacinto, cerca de 300 idosos reuniram-se no espaço da Academia Físicus e receberam orientações sobre saúde bucal, aferição de Pressão Arterial (PA), cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e ganharam a caderneta de saúde da pessoa idosa.


O secretário de saúde de Santo Antônio do Jacinto, Arlan Lima, disse que o evento proporcionou um trabalho educativo importante que irá contribuir para que os idosos possam ter uma melhora na qualidade de vida. “Buscamos informar a população idosa sobre os serviços que o município oferta para esta faixa etária e orientá-los em relação aos cuidados necessários para terem mais qualidade de vida e se tornarem ativos e participantes da sociedade, evitando, assim, o isolamento nesta fase da vida”. Profissionais de Santo Antônio do Jacinto
A criação de grupos de idosos para praticar atividades físicas também é um importante aliado para buscar controlar a diabetes e a hipertensão.


Em Mata Verde o programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) completou um ano e já apresenta resultados positivos. Segundo o secretário de saúde de Mata Verde, Roberto Dias, houve um aumento do número de idosos que participam do grupo Agita Terceira Idade e, como resultado, muitos idosos já não precisam mais usar medicamentos, pois tiveram uma melhora da sua condição de saúde.



Em Rio do Prado, ações semelhantes também têm sido realizadas. O fisioterapeuta, Wiris Rosa, conta que realiza um trabalho voltado ao grupo de terceira idade, com atividades físicas realizadas três vezes por semana. “No nosso município temos uma academia na praça, o que facilita muito o trabalho, pois temos uma estrutura melhor para trabalhar com nosso grupo”. População de Jacinto
Já a população idosa de Jacinto teve de acordar cedo para comemorar o dia do idoso. Cerca de 120 pessoas participaram de um alongamento e uma caminhada, na praça três poderes, às 6h30 da manhã. Os enfermeiros responsáveis pela organização do evento Rafaéu Andrade e Claudia Amarante, contam que os profissionais de saúde fizeram orientações sobre uma dieta adequada para idosos, hipertensos e diabéticos, distribuíram materiais gráficos e realizaram aferição de PA, glicemia capilar em jejum e medidas do IMC.

Enquanto em Itaobim, o dia do idoso foi comemorado com muita alegria com o forró da terceira idade, em Santa Maria do Salto foi realizado um louvor ecumênico, na praça matriz, com participação das igrejas Católica, Quadrangular, Adventista, Batista e Assembléia de Deus. A enfermeira do município, Cristina Rodrigues, frisou que o principal objetivo do evento era atender aos idosos de forma igualitária, já que em outras festas realizadas os idosos evangélicos não participam por não dançarem músicas que não fossem religiosas.
Santa Maria do Salto realiza cultuao para idosos


O diretor da GRS Pedra Azul, Gregory Fortunato, parabenizou os municípios pela diversidade de eventos realizados e ressaltou que a região conta com quase 43 mil idosos, sendo necessário que se pense políticas públicas voltadas para essa faixa etária da população.


“No nosso estado temos cerca de 75% das doenças resultante das condições crônicas. Isso é resultado, principalmente, do envelhecimento da população. Por isso, é tão importante formularmos políticas que visem atender as demandas existentes. Acredito, que a implantação da rede de urgência e emergência nas macrorregiões nordeste/Jequitinhonha já é um importante passo neste sentido”, finalizou.

Fonte: Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário