Festival de História 2011 em Diamantina
Evento acontece em outubro na cidade Diamantina
Uma grande festa em torno da história. Assim poderia ser definido o "Festival de História 2011", evento inédito que acontece entre os dias 7 e 12 de outubro de 2011, na cidade mineira de Diamantina.Evento acontece em outubro na cidade Diamantina
Concebido pela Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN), o "fhist", nasce sob o desafio de tornar-se palco de convergência das expressões artísticas focadas nos temas históricos.
Mas muito além do desafio de constituir um novo canal de expressão, o fHist tem como desafio maior ampliar o interesse da sociedade pela História, por meio da criação de espaços e da interação, em um mesmo momento, dos autores, editores, atores, produtores, diretores com o grande público.
Programação do fHist 2011
-Tenda de historiadores e jornalistas
Espaço principal do fHist, localizado na Praça Doutor Prado, antiga Praça da Cavalhada Velha do Arraial do Tijuco, a tenda, com capacidade para 500 participantes, irá abrigar as conferências e mesas principais de debates durante todo o festival.
-Cinema no teatro
Em sessões no auditório do Teatro Santa Izabel, antiga Cadeia Velha, recém-reformado pelo IPHAN, os participantes poderão assistir a filmes sobre temas históricos, especialmente selecionados pela organização do fHist, e conversar com diretores e atores convidados.
-Proseando no mercado
No Mercado Velho, antigo pouso dos tropeiros, hoje espaço cultural, os autores convidados do fHist poderão falar ao público sobre os seus livros e debater com a platéia.
-Livraria da História
Em espaço especialmente reservado no velho mercado, o público terá às mãos os mais recentes lançamentos de livros de História.
-Oficinas de História
Antecedendo o festival, uma intensa programação de oficinas e residências criativas, voltadas para os professores e a juventude de Diamantina, colocará os temas históricos e a educação patrimonial na ordem do dia.
- Oficininha de Histórias
Na praça do mercado, a manhã do dia das crianças, 12 de outubro, será dedicado a atividades lúdicas e históricas para a meninada.
-Histórias cruzadas
Em múltiplas manifestações artísticas, as bandas de música, grupos musicais e folclóricos e as escolas, museus, bibliotecas, livrarias, restaurantes e bares oferecerão durante todo o evento uma programação cultural excepcional, focada em temas históricos. Entre estas manifestações, destacam-se:
-Vesperata
Na famosa Rua da Quitanda, os músicos das bandas nas sacadas centenárias, regidos pelo maestro no centro da rua, darão boas-vindas aos participantes e convidados, abrindo a programação cultural do fHist no dia oito de outubro.
-Música no mercado
Durante todo o festival, um palco na Praça Barão de Guaicuí, antiga Praça da Cavalhada Nova do mercado, receberá músicos especialmente convidados pelo fHist.
-Concertos
Palco das tradições musicais barrocas, as igrejas do centro histórico abrirão suas portas para concertos sinfônicos durante o festival.
-Performances de época
Durante os cinco dias do festival, os bares e restaurantes do centro histórico oferecerão aos visitantes atrações especiais, acompanhadas de pratos da saborosa culinária regional.
-Trilha histórica e cultural
Cortejo e passeata pelas ruas e becos do centro histórico da cidade, acompanhando bandas e grupos musicais e folclóricos no encerramento festivo do fHist.
As inscrições para o Festival de História – fHist poderão ser feitas a partir do dia 15 de agosto, exclusivamente em seu site oficial: www.festivaldehistoria.com.br/inscricao
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário