quinta-feira, 29 de setembro de 2011

100 agricultores familiares em Encontro de Planejamento Participativo
Berilo: EMATER reúne representantes de 7 municípios do Médio Jequitinhonha
A EMATER está realizando, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, na cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, um Encontro Técnico de Planejamento Participativo com 100 agricultores familiares de 7 municípios do Território da Cidadania do Médio Jequitinhonha: Angelândia, Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas e Novo Cruzeiro, no nordeste de Minas. Este evento faz parte do Programa de Assistência Técnica da EMATER que, no período de abril de 2011 a março de 2012, desenvolve atividades de planejamento e acompanhamento técnico a mil agricultores familiares nos 7 municípios, elaboram diagnósticos das unidades produtivas, realizam 3 mil visitas técnicas, 120 reuniões temáticas, 20 cursos de capacitação e 3 encontros microrregionais.



Todo trabalho de assistência técnica é desenvolvido pelos técnicos de escritórios locais da EMATER. Segundo Ismael Mansur Furtado, Coordenador Técnico da Regional de Capelinha, o objetivo principal é a qualificação da assistência técnica e o atendimento ao agricultor familiar, tendo em vista o desenvolvimento sustentado.
Ele informa que o trabalho segue três eixos temáticos: gestão de propriedade, organização da produção para comercialização e organização de empreendimentos agroindustriais coletivos.



O programa é financiado por programa do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, conquistado pela EMATER através de chamada pública.
José Martins Neto, da comunidade de Lagoinha, de Berilo, disse que estes encontros são muito importantes para o agricultor familiar planejar a sua produção junto com sua família, na sua comunidade, seu município e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário