sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Gincana solidária da Unopar arrecada toalhas para o Hospital São Vicente de Araçuaí
Texto e fotos: Sérgio Vasconcelos Através de uma gincana, alunos da UNOPAR- Polo Araçuai- conseguiram arrecadar 121 quilos de toalhas de banho para o Hospital São Vicente de Araçuai. O material foi entregue no inicio da tarde de 29/09.

A felicidade estava estampada no rosto de Sonia Maria Esteves Cardoso, 50 anos, auxiliar de enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo em Araçuaí. Ela acompanhava no inicio da noite de 29/09 no pátio do hospital, a pesagem de centenas de toalhas de banho arrecadadas por alunos do Polo Araçuaí , da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) que através de um gincana foi possível doar 121 quilos de toalhas àquela instituição do Vale do Jequitinhonha.


“ Tem dia que usamos lençóis para enxugar os pacientes, porque não tem toalhas. Esta iniciativa foi ótima. Estávamos numa situação precária”, revelou Sonia Maria. “ Não sabem o bem que fizeram para os pacientes da micro- região do Vale do Jequitinhonha que precisam deste hospital. Que este ato seja abençoado por Deus”, disse Maristane Alves Pereira, enfermeira chefe do São Vicente, agradecendo os alunos.

Verde e amarela
Cerca de 331 estudantes de nove cursos da UNOPAR, divididos em duas equipes – a verde e a amarela – participaram da gincana que teve início no dia 16 de setembro e foi encerrada dia 29 com a pesagem de todo o material. A equipe amarela foi a vencedora, conseguindo arrecadar 67 quilos de toalhas brancas.


“ Foi uma iniciativa muito bacana que ninguém havia pensado. Ajudar o hospital é sempre gratificante”, comemorava Príssia Gama, 21 anos, da equipe amarela e acadêmica do curso de Gestão Ambiental. “ A iniciativa foi muito boa. Tem que haver pessoas para ajudar”, salientou Geraldo Ferreira Prates, 71 anos, voluntário do hospital que acompanhou a movimentação dos estudantes durante a pesagem dos donativos.



“ Vamos fazer esta gincana todos os anos”, anunciou Maria Júlia Ferreira, secretária da UNOPAR. Enquanto funcionários e alunos retiravam o material para pesagem, surgiu até uma toalha branca de banquete e outras de cores variadas. Todas novinhas em folha. Os sacos foram etiquetados com o nome de cada equipe. “ Foi difícil para os alunos encontrar toalhas brancas no comércio local. Muitos foram a outras cidades. Foi bacana ver a empolgação e o engajamento de todos nesta jornada”, observou a enfermeira Bárbara Guedes, tutora da UNOPAR.



“ È importante saber que estamos ajudando pessoas carentes”, afirmou Sâmara de Sousa, 22 anos, acadêmica do curso de História.

Responsabilidade social
Foi pensando em socialização, solidariedade, humanização e integração dos alunos à prática profissional que a UNOPAR- Polo Araçuaí, promoveu a “ Gincana Solidária” em prol do Hospital São Vicente para arrecadar toalhas de banho na cor branca.
A equipe amarela, vencedora da jornada, receberá como prêmio a isenção de uma mensalidade por curso participante. Foram sorteados quatro mensalidades para a equipe, sendo uma para cada curso Os alunos que participaram receberão 15 horas de ACO (Atividade Complementar Obrigatória) Cada aluno é obrigado a cumprir de 100 a 120 horas de ACO.

A UNOPAR está em Araçuaí há 7 anos e conta com cerca de 600 alunos matriculados em seus 10 cursos.
Em outra atividade alunos arrecadaram 650 quilos de alimentos para o hospital São Vicente e 341 para o Hospital São Domingos, de Virgem da Lapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário