domingo, 1 de maio de 2011

Araçuaí: Colégio Nazareth comemora 85 anos





Araçuaí: Colégio Nazareth comemora 85 anos

O Colégio Nazareth comemora em 2011 suas bodas de girassol ao completar 85 anos. Para festejar a data, o educandário organizou uma programação bastante diversifica que teve início no dia 17 de abril, com a realização da gincana cultural e solidária e se estende até este domingo, 1º de maio, com uma celebração eucarística.


Na década de 20, chegavam a Araçuaí as irmãs franciscanas penitentes recoletinas oriundas da Holanda com a missão de fundar um educandário, na Diocese de Araçuaí, com valores cristãos. Passados 85 anos, pode-se constatar que o intento gerou muitos frutos, não só em Araçuaí, mas em toda a região e até mesmo no Brasil, com a implantação da congregação em outras regiões do país.


O Colégio Nazareth criado por elas formou dezenas de jovens e é uma referência na educação. Para comemorar suas bodas de girassol a instituição organizou uma programação bastante diversificada que teve início com a gincana cultural e solidária que arrecadou 510 sacos de cimento para o Hospital São Vicente de Paulo.

As festividades contaram com a apresentação de Rubinho do Vale, shows com a banda dona Rita e banda Tirock formada por alunos do colégio, além de alvorada e momentos de oração.


Neste 28 de abril, à noite, o grupo de teatro Transforme emocionou o público presente encenando a história de fundação do Colégio Nazareth, a chegada das irmãs, a alegria do povo ao acolhê-las e o cotidiano da instituição e seus valores morais e éticos. No final da apresentação todos os funcionários cantaram o hino de São Francisco resumindo um pouco a missão do colégio.
O Colégio Nazareth contribui de forma bastante ímpar com a educação no Vale, formando dezenas de professores. Ana Maria Colares foi uma delas. A ex- aluna credita toda a sua formação intelectual ao educandário. Na sexta-feira, 29.04, como parte das comemorações ocorreu o lançamento dos livros: Da Sétima Divisão Militar à Cidade de Jequitinhonha de Penélope Auxiliadora Peixoto Pena; Contos que a vida conta, de Ana Maria Colares Otoni; e Contos e Prosas de Severino Onnis.

Fonte: Portal Ara

Nenhum comentário:

Postar um comentário