quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Quilombolas têm benefício no Serro

Ponte dá direito de ir e vir a quilombolas
SERRO (13/10/09) - O povoado quilombola da Fazenda Santa Cruz, no município do Serro, no Vale do Jequitinhonha, sofria em períodos de chuva.
Graças à inauguração de uma passarela construída sobre o Rio Jequitinhonha, com recursos do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG), essa realidade vai mudar.
A passarela vai beneficiar cerca de 40 famílias da localidade. Pertencentes a uma comunidade quilombola que se estabeleceu na região, o povoado enfrentava a cheia do Rio Jequitinhonha que deixava os moradores ilhados, sem alimentos ou possibilidade de assistência.
A presidente da Associação Comunitária, Vera Lúcia dos Santos Silva, conta que, muitas vezes, os moradores tiveram que atravessar com os doentes deitados em um catre, com o rio cheio, e que pessoas já morreram pela falta de acesso.
Direito de ir e vir
“Com essa obra, vamos ter o nosso direito de cidadão, de ir e vir”, afirma. “Querer ser gente simples, que tem orgulho de sua cor negra, pode nos levar a caminhos que antes não eram alcançados”, concluiu.
Agora, a comunidade espera poder alcançar outras metas e satisfazer necessidades urgentes como a construção de uma creche e um posto de saúde na comunidade.
Várias manifestações culturais da região alegraram o evento. A banda de musica de São Gonçalo do Rio das Pedras se apresentou e os alunos da Escola Epaminondas de Moura e Silva mostraram um pouco de sua cultura, com uma apresentação de dança afro.
Crianças, com menos de seis anos, também mostraram sua arte ao publico, numa singela apresentação, vestidas de flores e borboletas.
Com informações da Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário