quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Igreja do Rosário foi destruída e vendida

Igreja do Rosário foi destruída, saqueada e vendida
A igreja do Rosário, situada na cidade de Berilo, ex-Água Suja, na bacia do rio Araçuaí, afluente do rio Jequitinhonha, nordeste do Estado de Minas Gerais, foi edificada no século XVIII. Possuía características primitivas.Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1974, quando já havia sido despojada por saque de seus bens artísticos, ruiu parcialmente em dezembro de 1988 e foi demolida em 1991.
Características
Foi edificada no século XVIII, provavelmente pela Irmandade do Rosário (hoje sem continuidade). Alguns moradores da cidade a conheciam como Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
A capela foi erigida na técnica da estrutura autônoma de madeira (gaiola), com paredes não-estruturais de adobes. Segundo o arquiteto Sílvio de Vasconcelos, “pelas características dos altares laterais então existentes na capela, poderia ser talvez a mais antiga da região.
Tombamento
Tombada pelo IPHAN, em 1974, com o Processo IPHAN 720-T-63; Bem inscrito sob o n.o 512, Livro de Belas-Artes volume I, folha 93, a 13 de março de 1974.
Embora tenha sido demolida a igreja não foi destombada pelo IPHAN.
Saque, venda e destruição
As obras de arte da igreja do Rosário (três retábulos, forros pintados, portas almofadadas, peças das janelas, pia batismal de pedra) foram retirados e vendidos por mandatário político local para negociantes de antigüidades, entre 1972 e 1974, por CR$ 75000,00 (foram revendidos imediatamente por R$ 800000,00 pela negociante que as comprou).
Dessa igreja foi desviada (vendida para negociantes de arte) enorme cômoda da sacristia, por volta de 1974.
Segundo informações das pessoas mais velhas a cômoda teria cerca de sete metros de comprimento, não tendo sido fotografada antes do roubo.
Os membros da Irmandade do Rosário não se mobilizaram para impedir a venda ilegal.
Nessa época, a paróquia estava sem cura, recebendo ocasionalmente sacerdote visitador, que fazia as dispensas e que autorizou irregularmente a venda.
A retirada das peças foi feita antes da efetivação do tombamento federal, e talvez apressado pela iminência deste.
A igreja do Rosário ruiu parcialmente (telhado, parede fronteira e parte anterior da nave-mãe - foto acima) em dezembro de 1988, após longo período de abandono.
Os principais danos que levaram ao colapso estrutural foram causados por deterioração de madeiras por chuvas e cupins. Já estava, então, sem as portas e obras de arte, roubadas anteriormente.
Foi arrasada em 1991, ao que consta por funcionários da Prefeitura Municipal (gestão 1989/1992), novamente sem protestos dos irmãos da Irmandade do Rosário.
Porta vira decoração de boate
Muitas das peças da gaiola (estrutura autônoma de madeira), na época sem valor no mercado de antigüidades, ficaram vários anos no local da demolição.
Segundo informantes, a pia batismal encontra-se em sala de visitas de médico em São Paulo (SP) e as portas estão hoje decorando boate na mesma cidade. Ignora-se o paradeiro dos forros pintados e retábulos.
As obras de arte roubadas da igreja nunca foram arroladas na lista oficial de bens culturais procurados do IPHAN, talvez por terem esses bens já sido roubados quando da abertura do processo de tombamento federal.
Não foi aberto processo pertinente pela polícia local, pelo IPHAN ou pela Polícia Federal.
Segundo documento de historiador Celso Lago Paiva, "as pessoas que promoveram os saques na igreja do Rosário ainda são ativas na política local".
Nova igreja foi construída na Praça Dr Antônio Carlos, sendo inaugurada em 1993, agora sob a invocação de N. S. do Rosário de Fátima.
A igreja nunca foi desconsagrada pela Diocese de Araçuaí, embora não exista fisicamente.
Estas informãções foram retiradas do livro "Bens tombados destruídos no Brasil", de Celso Lago Paiva, in A. Bens demolidos. 4. Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Berilo, Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário