sábado, 31 de outubro de 2009

Enchente assusta população ribeirinha do Vale

Enchente do rio Araçuaí inunda comunidades, cidades de Berilo e Araçuaí
Casas da Rua do Porto são invadidas pelas águas barrentas e furiosas

Esta enchente já era anunciada. Chovia há 8 dias sem parar. Uma chuva fina, mas constante. As chuvas nos municípios do Alto Araçuaí como Rio Vermelho, Felício dos Santos, Diamantina, Itamarandiba, Capelinha, Minas Novas, Leme do Prado, todas avisavam que mais dia, menos dia a enchente invadiria e arrastaria tudo que estivesse às suas margens.
Muita gente não acreditou, permaneceu nas suas casas, deixou gado pastando em mangueiros à beira do rio, quiosques permaneceram com seus equipamentos, bombas de mineradores continuaram sua operação ou em estágio de espera, mas firmes no leito dos rios.


5 horas da manhã, susto na Rua do Porto
Na cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, a enchente começou às 5 horas da manhã deste sábado, 31/10/09. As famílias da Rua do Porto acordaram assustadas. Edilene Pereira da Costa acordou com o telefone avisando que a água já estava invadindo a sua casa. Correu para a parte de baixo. Abriu a porta e a água, sem pedir licença, foi entrando, invadindo sua lavanderia.
Correu, pegou algumas peças de roupas e subiu uma pequena rampa. Ela conta que, às 6 horas, a água invadiu toda a parte de baixo da casa. Começou a se preocupar em arrumar os móveis da parte de cima da casa com medo que sua família fosse tomar prejuízos. As famílias procuravam levar os móveis e eletrodomésticos para uma casa em local mais alto. Jaime Pereira (foto cima), assustado e preocupado com a segurança da sua família tratou de levar os móveis em uma caminhonete para uma casa mais segura.
As águas do rio Araçuaí cobriam tudo. Todas as pedras altas e árvores em pequenas ilhas do rio foram cobertas. A praia e os quiosques também sumiam debaixo dágua.
As águas chegavam aos quintais, cozinhas, quartos e salas das casas em locais mais próximos às margens do rio.
A antiga casa de bomba da Copasa teve a sua ponte levada pelas águas(primeira foto acima).
Espetáculo raivoso da natureza

As águas desciam barrentas, cheias de cisco, galhos, cabeça de gado, equipamentos de mineração...
O povo da cidade desceu. Era gente que vinha de tudo quanto é lado. Uns iam para o adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, outros para os lados da Gameleirinha. Uns se arriscavam em desafiar a braveza do rio, entrando em suas águas, subindo em pedras ainda não cobertas, às suas margens.
Outros, solidários, desciam correndo para ajudar os moradores da Rua do Porto a salvarem os móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos. As famílias que moravam mais no alto ofereciam abrigo e lugar para guardar o que dava para salvar.
Rio subiu 9 metros
A ponte de madeira, na BR 367, sobre o rio Araçuaí, na saída para Virgem da Lapa, virou o point turístico do espetáculo furioso da natureza. Quem viveu a enchente de 1979 acredita que a de 2009 estava 3 metros abaixo do nível daquele ano. Ou seja, o rio teria subido hoje 9 metros, outros acreditam em 7 metros. Não havia uma certeza absoluta. Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, Milton Oliveira, o Tintim, normalmente o nível da água até a parte mais alta da ponte dá 12 metros. Pelo "olhômetro" percebeu-se que faltaram cerca de 3 metros para as águas cobrirem a ponte.
Muitos assistiam extasiados ou assustados a fúria das águas. Uns ficavam em cima dos barrancos, outros se aventuravam em ir para o meio da ponte. A Polícia Militar chegou e avisou para o perigo de quando viessem grandes árvores revirando pela correnteza poderia bater na parte de cima da ponte e quebrá-la. Quando alguém avisava de algo muito grande revirando na água acontecia uma correria para a estrada.
Os curiosos contabilizaram 4 balsas e bombas de mineração descendo com seus equipamentos. Algumas pessoas conseguiam pegar alguns metros de canos de plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário