sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Azeite e azeitona no Jequitinhonha

Jequitinhonha pode produzir azeite e azeitona, segundo Epamig
Mata da Acauã - Leme do Prado - Alto Jequitinhonha
O desafio de produzir azeite e azeitona em território mineiro está sendo superado pelos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), que mantém experimentos com sete variedades de oliveira em diversas regiões de Minas Gerais, inclusive em condições antagônicas às encontradas na região de origem da planta, o Mediterrâneo.
É o caso do plantio de 200 oliveiras na Fazenda Experimental Acauã, da Epamig, em Leme do Prado, no Alto Jequitinhonha, onde as plantas estão demonstrando resistência às condições adversas e estão se desenvolvendo e florescendo, apesar da pouca idade.
"Os indícios são positivos", afirma o pesquisador Adelson Francisco de Oliveira, responsável pelo experimento.
Ele explica que no Alto Jequitinhonha, ao contrário do Mediterrâneo, o inverno não chega a ter temperaturas abaixo de 10º, e não ser ocasionalmente, e um verão quente, porém com chuvas concentradas em três meses.
A oliveira, originalmente exige calor e tempo seco para crescer, e temperaturas baixas para frutificar.
Para substituir as baixas temperaturas, a exemplo do que é feito com a manga, no Vale do São Francisco, os pesquisadores irrigam em abundância e aplicam um regulador de crescimento.
Com a manga deu certo e a produção da fruta está ocorrendo até fora da temporada tradicional. As conclusões, embora preliminares, em função de ser um período curto para as oliveiras, que exigem quatro anos para frutificarem, indicam que as plantas estão se desenvolvendo bem e florescendo.
Pioneirismo
A Epamig é pioneira nas pesquisas sobre a oliveira, especialmente na seleção de variedades mais adequadas às condições brasileiras e na produção de mudas de qualidade. As pesquisas sobre a oliveira estão concentradas na Fazenda Experimental de Maria da Fé, no Sul de Minas, com resultados promissores para o desenvolvimento da cultura no Brasil. A empresa produz anualmente 20 mil mudas.
E desde 2007, os pesquisadores da Epamig iniciaram experimentos em várias regiões de Minas para testar a capacidade de adaptação de sete variedades de oliveira em condições diferentes de clima, água e solo.
Fonte:Com informações da Agência Minas e Epamig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário