segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Foguetório marca manhã incomum no Brasil

Foguetório e vivas à Nossa Senhora Aparecida
Esqueceram das Crianças, do Engenheiro Agrônono...
Não os comerciantes e os consumidores contumazes
Hoje não é um dia comum. Se você achou que era, dançou. Logo, de manhã, começam os pipocos de foguetes, aqui e ali, às vezes, no seu quintal ou no telhado.
Aí, você começa a pensar: que foguetório é esse? Alguém ganhou na loteria? Teve um grande sucesso? Não é foguete concentrado, você vai pro quintal ou pra frente da casa e vê pipoco pra todo lado, e fumacinhas dos estouros das bombas aéreas.
Ah, é dia de Nossa Senhora Aparecida. Bem que eu percebi que não era um dia comum.
E assim vai, até o meio dia. Ao chegar próximo das 12 horas, vai aumentando a tensão, o barulho dos foquetes. Cachorros correm pra debaixo das camas, ou dos fornos de assar biscoitos, no quintal.
Ligo o dial na Rádio Aparecida. O padre grita: Viva Nossa Senhora Aparecida! O coro da multidão de romeiros presente responde, e um eco de milhões de vozes multiplicados pelo Brasil afora responde: Viva!!!!!
O foguetório explode de alegrias e vivas, nos gritos e apitos, orações e corações, nos bares e altares, nas cozinhas e vizinhas.

Porém, não dura 20 minutos. Após o meio-dia, não se ouve mais foquetes, as rezas e pagamentos de promessas já se cumpriram.
As portas dos comércios se abrem novamente em busca do ouro, do tesouro.
Dia da santa e dos capetinhas
12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, decretaram os católicos. Este dia é reverenciado pelos devotos que fazem imensas romarias por todo o Brasil. Em Aparecida do Norte, em São Paulo, é a maior. É o principal feriado religioso nacional. Porém, a santa é a padroeira de cidades pelo interior do Brasil afora: José Gonçalves de Minas, Coronel Murta e muitas outras.
O outro maior feriado nacional, por motivação religiosa, é o Natal.
A fé dos católicos e de quem propôs o feriado é maior na santa do que nas Crianças e no Engenheiro Agrônomo. Escrevo assim porque hoje é também o dia - comercial- dos meninos e meninas. Dia da Santa e dos capetinhas; e do profissional da produção agrícola, dos nossos principais alimentos, o feijão com arroz.

Viva Nossa Senhora Aparecida!
Viva as Crianças!
Viva o Engenheiro Agrônomo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário