quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Programa Peixe Vivo incrementa peixamento

Malhada abre temporada de peixamentos no Jequitinhonha
José Gonçalves de Minas - Vale do Jequitinhonha
A temporada de peixamentos 2009/10 nas Bacias dos Rios Jequitinhonha e Pardo começa nessa quinta-feira (8/10), com a soltura de alevinos na comunidade de Malhada, município de José Gonçalves de Minas.
A abertura da temporada acontece às 11h30, com a presença de representantes da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad e de prefeitos dos municípios da região.
O peixamento é uma das atividades do Programa Peixe Vivo, que também vai realizar ações de educação ambiental da população em dez municípios da área de abrangência da Usina de Irapé, com a apresentação da peça de teatro Os Olhos do Surubim Rei. Os participantes das oficinas receberão material informativo, incluindo um folder produzido com as principais espécies nativas de peixes da Bacia do Jequitinhonha.
O Peixe Vivo prevê a expansão e criação de medidas mais efetivas para a conservação da ictiofauna nas bacias onde estejam instaladas usinas da Cemig, favorecendo as comunidades que utilizam os recursos hídricos como fator de desenvolvimento.
Com a ajuda dos diversos segmentos da sociedade, que auxiliaram no planejamento das ações a serem realizadas, o Peixe Vivo atua em três frentes: os programas de conservação da ictiofauna e bacias hidrográficas, a produção de conhecimento científico para subsidiar esses programas e a promoção do envolvimento da comunidade nas atividades previstas.
Piscicultura e monitoramento
Na temporada passada, 2008/2009, os Rios Jequitinhonha e Pardo receberam um volume recorde de peixes, totalizando mais de 2,5 toneladas de biomassa soltas com a participação da comunidade. Só no Jequitinhonha, foi 1,5 tonelada, um número que supera em mais de quatro vezes a soltura da temporada anterior.
A produção de alevinos é realizada na Estação de Piscicultura de Machado Mineiro, localizada no município de Águas Vermelhas, no Norte de Minas.
A unidade desenvolve trabalhos de pesquisas e produção de alevinos utilizando um laboratório para reprodução induzida de peixes e incubação de ovos, além de tanques de alevinagem.
As atividades na estação são realizadas em parceria com a Escola Agrotécnica Federal de Salinas. A escola também possui quatro tanques de alevinagem para espécies do Jequitinhonha.
O monitoramento realizado pela Cemig no Médio Jequitinhonha, onde está localizada a Usina de Irapé, busca monitorar a população de peixes no reservatório da hidrelétrica e em tributários e identificar as áreas em que as espécies possam se reproduzir, antes e após a barragem. Apesar de ser uma região de alta importância biológica, a fauna aquática local ainda é pouco estudada, o que torna o trabalho ainda mais relevante.
Da Assessoria de Comunicação da Cemig

Nenhum comentário:

Postar um comentário