sábado, 24 de outubro de 2009

Livro "Memórias de Itinga" será lançado hoje

"Memórias de Itinga": a vida do povo de um lugar
O lugar é Itinga, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, terra dos "capa-bode" e dos "capa-jegue". O povo viveu dividido em duas facções em seu território por décadas. O rio de Jequitinhonha virou sua faixa de Gaza. Os canoeiros sabem de histórias de brigões indo de um lado pro outro da cidade e do município.
O presidente Lula, conciliador que é, quis o unir os dois lados: mandou a Vale do Rio Doce construir uma ponte sobre o rio.
Muitas histórias como esta estão no livro "Memórias de Itinga" de autoria de José Claudionor dos Santos Pinto. Será lançado hoje, 31 de outubro (sábado), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itinga, às 20h.
Pesquisa
Depois de um longo trabalho de pesquisa, que começou bem cedo, a partir dos trabalhos escolares, o livro esta recheado de informações sobre a história do município onde o autor procurou registrar fatos, histórias e estórias, foclore, religião, cultura, política e vida do município.
O livro é um pequeno fragmento do grande universo histórico do Vale do Jequitinhonha que auxiliará alunos, professores da região, e pesquisadores de todo o Brasil.
A edição do livro foi possível através do FEC - Fundo Estadual de Cultura, programa da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais com patrocínio do BDMG - Bando de Desenvolvimento de Minas Gerais.

2 comentários:

Pedro disse...

Parabéns pelo esforço bem sucedido de pesquisador. Onde há o livro para comprar?

Pedro disse...

Prezad@
Onde se encontra essa publicação?
Atenciosamente.
Pedro
pedrokrettli@gmail.com

Postar um comentário