sábado, 24 de outubro de 2009

Unidade do PAIS em Araçuaí

Araçuaí recebe primeira unidade do Programa PAIS em Minas
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter/MG), lançam na próxima quinta-feira (29), no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, o Programa Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável.
A comunidade do Barreiro, em Araçuaí, será a primeira contemplada com uma unidade produtiva no Estado. O evento será realizado às 10h30, com a presença de autoridades, prefeitos e lideranças locais e regionais.

O Pais é uma tecnologia social que apóia e financia a implantação de hortas em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, com princípios agroecológicos, a fim de diversificar a produção, garantindo assim o aumento na renda.
Consequentemente, o processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos, será fortalecido com a prática.

O programa garante às famílias de baixa renda da área rural, alimento suficiente, seguro, barato e de qualidade para agricultores familiares, assentados e comunidades quilombolas.
No Vale do Jequitinhonha, as atividades visam oferecer uma alimentação adequada e saudável a mais de 105 famílias em 21 municípios do Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas.
CONSAD
Os PAIS são acompanhados pelo CONSAD – Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local que são organizações territoriais, institucionalmente formalizadas, com um número definido de municípios que se agrupam para desenvolver ações, diagnósticos e projetos de segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento local, gerando trabalho e renda.

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário