sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Programa Travessia é ampliado no Vale

Programa Travessia é ampliado para 70 municípios
10 são do Vale do Jequitinhonha e Mucuri
O governador Aécio Neves anunciou, nesta quinta-feira (15), a ampliação do Programa Travessia para 70 municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Lançado em 2008, o Travessia promove um mutirão de ações do Governo do Estado para acelerar o crescimento social e econômico das cidades mais pobres de Minas, com obras de saneamento, educação, saúde, pavimentação de ruas e construção de moradias.
Com essa nova fase, o número de municípios atendidos sobe para 110 e a estimativa da população a ser beneficiada chega a 1 milhão de pessoas. No ano que vem, serão investidos R$ 345,4 milhões no programa.
Travessia como combate à pobreza
O Travessia é realizado por meio de um mutirão de combate à pobreza, envolvendo as principais secretarias e órgãos públicos.
Segundo o governador, o conceito de organização de ações públicas do Travessia deveria ser implantado em todo o país.
“Esse é um programa extraordinário, que precisa ocorrer no Brasil, nas regiões mais pobres do Brasil. É a conjugação de esforços. São cerca de 15 secretarias de Estado atuando conjuntamente, como se fosse um grande mutirão em cada um dos municípios de menor IDH. Estamos calçando as ruas, fazendo saneamento, levando educação de melhor qualidade, infra-estrutura em diversas outras áreas; qualificando as pessoas para atividades que tenham potencial naquelas regiões. É algo transformador. Quem chegar nesses municípios antes do Travessia e voltar daqui um ou dois anos, depois da implementação, vai encontrar outros municípios”, afirmou Aécio Neves, em entrevista.
Os 10 novos municípios Vale do Jequitinhonha e Mucuri que estão ingressando no Travessia são:

Araçuaí, Ataléia, Carbonita, Coronel Murta, Crisólita, Fronteira dos Vales, Itaobim, Jacinto, Padre Paraíso e Veredinha.
Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário