segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fava, uma cultura exclusiva da agricultura familiar

Produtor de fava busca tecnologia para aumentar renda
Norte e Jequitinhonha tem 90% da produção de Minas
A fava, um dos cultivos tradicionais da agricultura familiar mineira, tem apresentado produção crescente, e em 2009 esta tendência deve ser mantida, segundo avaliação da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
De acordo com a análise, a safra da leguminosa em 2008 alcançou aumento de 4,50%, com o registro de 700 toneladas.
Conforme explica o superintendente João Ricardo Albanez, a fava tem características parecidas com a do feijão, ervilha, grão-de-bico e soja. O valor comercial do produto é baixo, mas seu cultivo se destaca pela grande importância social.
“Geralmente, o plantio da fava atende à subsistência de grupos familiares e ainda possibilita renda por meio da comercialização no próprio município ou região”, ressalta.
Outro aspecto positivo, segundo Albanez, é a possibilidade de cultivar a leguminosa em consórcio principalmente com o milho, também produzido nas pequenas propriedades.
“A fava, além de seu potencial para fixar nutriente no solo, tem um ciclo de produção rápido e desta forma ajuda no sustento da propriedade enquanto prossegue o cultivo do milho e de outros grãos”, acrescenta o superintendente. Liderança do Norte e Jequitinhonha
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que mais de 90% da produção de fava, em Minas Gerais, está localizada em 10 municípios da região Norte e Vale do Jequitinhonha: Mirabela, Varzelândia, Ibiaí, Riacho dos Machados, além dos municípios da Bacia do Jequitinhonha, Grão Mogol, Cristália, Mamonas, Porteirinha, Itacambira e Comercinho.
De acordo com o entreposto do CeasaMinas de Contagem, o preço médio da fava comercializada na unidade, entre janeiro e setembro deste ano, foi R$ 4,85, contra os R$ 4,30 registrados no mesmo período de 2008. O aumento foi da ordem de 12,0%.
Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário