sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pedro Morais: revelação musical tem novo CD

Pedro Morais na praça do povo de Minas Novas
Músico grava novo CD e se apresenta em todo o país
O cantor e compositor Pedro Morais, gerado no caldeirão musical de Minas Gerais, se apresenta em Minas Novas, sua terra de infância e adolescência, de formação pessoal, humana, coração e alma musical. Ele faz show na praça, nesta sexta, o2 de outubro, aniversário da cidade.
Expoente do atual cenário musical de Minas Gerais, Pedro Morais vem se consagrando como um cantor original, dono de uma voz privilegiada e como um exímio compositor. Sua música é sofisticada, sem hermetismos e suas letras exalam verdade e poesia. É uma das grandes revelações da música brasileira, da MPB, embora não goste de rótulos. E agrada aos mais exigentes músicos como Milton Nascimento, o mestre dos mil tons.
Minas Novas, no Vale
O cantor Pedro Morais, natural de Belo Horizonte, tem formação musical desde criança. Dos 2 aos 15 anos, Pedro viveu em Minas Novas, Vale do Jequitinhonha, convivendo com as músicas de seresta, da banda de taquara e tambores dos negros, nas festas do Rosário.
Aos sete anos, começou a executar seus primeiros acordes ao violão incentivado pelos pais. Aos oito, já familiarizado com um segundo instrumento, o bandolim, passou a freqüentar rodas de chorinho, samba-canção e grupos de serestas.
Aos catorze, voltou a tocar violão. Um ano depois, já em BH, e determinado a ser músico, assumiu o violão como seu instrumento preferido e iniciou-se como vocalista. Até esta idade, gostava de ser instrumentista, não acreditando no seu talento de intérprete.
Na capital mineira, Pedro integrou uma banda de MPB e Rock, o que veio a contribuir para seu amadurecimento artístico-musical. A descoberta de Cássia Eller deu uma turbinada na sua concepção musical, juntando-se à forte influência de Caetano Veloso e dos Novos Baianos. Hoje, aos 27 anos, estuda música na UEMG.
Vencedor de importantes festivais, como o Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (em 2002, em Medina – Médio Jequitinhonha) e Festur (em 1999, em Turmalina-Alto Jequitinhonha), é sempre convidado a participar de shows e discos de outros cantores.
Participou como convidado do projeto “Viva a praça – cantores do BDMG cultural” e foi um dos vencedores do Conexão Telemig Celular 2004 – Novos Talentos na Música Mineira, participando do CD do projeto com as músicas “Minha Loucura” e “Muito Mais”. Esta última, com a participação especial de Marina Machado.
Pedro vem se apresentando por todas as cidades mineiras. Já se apresentou ao lado de músicos consagrados como Ãngela Rõ Rô, Toninho Horta, a turma do Clube da Esquina, Jorge Vercilo, Vander Lee e Paulinho Moska(Nenhm de nós), entre outros. Admira os trabalhos da Adriana Calcanhoto, Céu e Rodrigo Amarante.
Vem se apresentando em outros estados: Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, tendo shows programados para Salvador e outras capitais.
Primeiro CD: arte em tudo
O primeiro CD do artista leva o seu nome. O álbum, produzido pelo baiano Luiz Brasil e o mineiro Flávio Henrique, traz 12 faixas, sendo 11 autorais e uma bela interpretação à capela de “Mestre Sala dos Mares”, de João Bosco e Aldir Blanc. O encarte, a arte gráfica, as fotos, as letras das músicas, a poesia, os arranjos musicais. Tudo foi feito com muito criatividade, capricho e arte.
Para escrever as canções que compõem o seu CD, Pedro Morais buscou inspiração em nomes como Beatles, Novos Baianos, Cássia Eller e Tom Zé. A maioria das composições é fruto de parcerias com os artistas Magno Mello e Kadu Vianna e refletem a profundidade do processo de criação do artista.
“Muitas das minhas composições resultaram de algum tipo de sofrimento, de questionamento, de um embate. Sempre quando estamos em conflito, qualquer que seja a ordem deste, surgem idéias que se transformam em um processo natural de criação”, explica Pedro.
Vários arranjos do primeiro CD foram de Luis Brasil, que é produtor e músico de grandes artistas brasileiros. Ele trabalhou, por mais de 10 anos, com Caetano Veloso, sendo responsável pelos arranjos de “Circuladô” e da produção e arranjos dos dois últimos CDs e DVDs de Cássia Eller.
“Uma das características que guiou o processo de arranjo do disco inteiro foi o violão. A voz e o violão foram o guia. Isso foi muito bom porque respeitou minha personalidade musical e, ao mesmo tempo, deu a cada uma das músicas uma particularidade”, conta Pedro.
Novo CD "Sob o sol"
Pedro já finalizou a gravação do seu segundo CD. Há uma previsão para o lançamento ainda neste final de ano. Pela qualidade do primeiro esta nova produção é aguardada com expectativas. Ele garante que é totalmente diferente do primeiro. Mais pop, mais rock.
"Sob o sol" é o título do CD e nome de uma das músicas, em parceira com Flávio Henrique. A maioria das composições é feita em parceria com Magno Mello, cantor e compositor brasiliense, radicado em São Paulo.
O Vale do Jequitinhonha revela mais um talento na cultura musical brasileira.
Quem quiser conhecer um pouco da arte e criatividade do Pedro Morais, é só clicar em www.myspace.com/opedromorais.
Sobre o novo CD, sua atual fase de rock e outras coisas, leia entrevista recente no http://www.obaoba.com.br/noticias/Pedro-Morais-fala-sobre-sua-carreira-e-a-nova-MPB
Conheça alguns videos e letras de suas músicas em http://letras.terra.com.br/pedro-morais/
A produção musical de Pedro Morais é da Cria! Cultura, de BH: 31 - 3284 0709 e (31)9869-0318 ou cria@criacultura.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Tive o oportunidade de ouvir Pedro Morais aqui em Salvador, na abertura do show do também maravilhoso Vander Lee e adorei.Excelente cantor, voz marcante e talentosíssimo com o violão. Parabéns!!

Marinez

Postar um comentário