quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Casa da Gestante em Itamarandiba

Itamarandiba inaugura Casa da Gestante
As aproximadamente 33 mil pessoas do município de Itamarandiba já podem comemorar a chegada da Casa da Gestante.
No dia 09 de outubro, o Prefeito Municipal, Tom Costa, familiares de Dona Kêka, Secretários Municipais, vereadores e comunidade estiveram na Rua Nossa Senhora de Lourdes, região central da cidade, para inaugurarem a “Casa da Gestante Luzia Pinheiro Sena – Kêka –”. Nome esse em homenagem a uma antiga parteira que prestou relevantes trabalhos às grávidas do Distrito de Padre João Afonso e região.
A “Casa da Gestante” é um centro especializado para onde serão encaminhadas mulheres grávidas, que necessitam de apoio e atendimentos que não são possíveis nas comunidades rurais.
Ele tem como objetivo principal reduzir as mortalidades infantis e maternas, além de dar apoio e conforto às mães itamarandibanas. “A casa conta com 15 leitos e serão atendidas principalmente grávidas que necessitam de acompanhamento de qualidade nos dias que antecedem o parto.”, diz o idealizador do projeto.
Parteira homenageada
Muito emocionado, o que acabou por contagiar todos os presentes, o Prefeito Tom Costa explicou o porquê de a casa ser batizada com o nome Luzia Pinheiro Sena. “A Kêka foi a pessoa que mais me ensinou a amar o próximo. De bondade inigualável e com sorriso único ela fez de sua casa uma maternidade. Muitas foram as vezes que cheguei lá e me deparei com várias grávidas à espera de dar a luz. Kêka foi exemplo de vida e com muito orgulho presto homenagem a essa guerreira”, falou emocionado Tom Costa.
Em nome de toda a família, a senhora Liliane de Fátima Sena, filha de Dona Kêka, agradeceu a homenagem. “Para nós filhos é emocionante ver que as pessoas reconheceram a bondade de nossa mãe. Ficamos muito honrados e agradecidos com a homenagem prestada. Ela foi uma pessoa maravilhosa e tenho certeza que onde quer que esteja está feliz e olhando por nós.”, disse.
A “Casa da Gestante” será mantida pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde e contará com profissional capacitado para atender, da melhor forma possível, as grávidas.
“As mulheres do município itamarandibano agora terão apoio necessário durante a gestação. Sairemos do tempo em que as mães da zona rural vinham às pressas para a cidade, colocando em risco sua vida e a do filho que estava para nascer. Com a “Casa da Gestante” a mulher ganha em conforto e o sistema de saúde.

Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de saber com o eu faço para ajudar a maternidade, entrar em conatato no email leli_lidia@hotmail.com, sou de são paulo, vi a reportagem e me interessei para ser voluntária!

Postar um comentário