Pimentel anuncia a criação dos Fóruns Regionais
para planejar ações com participação social
O governador Fernando Pimentel, que participou da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), afirmou que a parceria do Governo do Estado com as prefeituras é fundamental para garantir o desenvolvimento de Minas Gerais e a prestação de bons serviços à população; "Vamos começar a discutir com os personagens de cada região, como os prefeitos e os agentes públicos, ouvir as dificuldades e incluir no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no orçamento do ano que vem. É um governo pé no chão. É o que Minas precisa", declarou.
8 DE MAIO DE 2015 ÀS 11:00
O governador Fernando Pimentel anunciou, na noite de quinta-feira (7/5), ao participar do 32º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, a criação dos Fóruns Regionais de Governo. O anúncio marca a confirmação do compromisso de realizar um governo com participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A assinatura do decreto que irá oficializar a criação dos Fóruns está prevista para acontecer na próxima semana.
Pimentel, que participou da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), afirmou que a parceria do Governo do Estado com as prefeituras é fundamental para garantir o desenvolvimento de Minas Gerais e a prestação de bons serviços à população.
"Vamos começar a discutir com os personagens de cada região, como os prefeitos e os agentes públicos, ouvir as dificuldades e incluir no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no orçamento do ano que vem. É um governo pé no chão. É o que Minas precisa", declarou.
O governador garantiu ainda que, apesar de todas as dificuldades encontradas pela nova gestão, Minas não irá parar de crescer. Segundo ele, uma das prioridades será a retomada de todas as obras que estão paralisadas no estado e o pagamento dos débitos com as empresas deixadas pelo governo anterior. "Não é possível perder o que já foi começado", ressaltou.
"Não há outra opção senão trabalhar. Com esforço, trabalho, humildade e ouvindo nossos parceiros, faremos Minas andar para frente. Vamos fazer um governo de todos e para todos", finalizou Pimentel.
Participação popular
Os Fóruns Regionais de Governo serão conduzidos pelas secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), com o apoio institucional de todos os demais órgãos da administração direta e indireta.
A população de cada território será convidada a participar de encontros que irão contribuir para subsidiar o planejamento e as ações de governo. A estrutura mínima dos Fóruns contempla representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil também participam do colegiado.
Ao todo, serão 17 "Territórios de Desenvolvimento", divididos pelas regiões: Noroeste, Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitana, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.
Vale do Jequitinhonha terá dois Fóruns Regionais
O governo Pimentel fez uma nova divisão administrativa para organizar os Fóruns Regionais. O Vale do Jequitinhonha foi contemplado com dois Fóruns, ao contrário de outras regiões. O Fórum do Médio/Baixo e do Alto Jequitinhonha.
O Fórum Regional do Baixo e Médio Jequitinhonha será formado por 33 municípios.
Fazem parte os 17 participantes da AMBAJ - Associação dos Municípíos do Baixo Jequitinhonha que são Almenara, Bandeira, Divisópolis, Divisa Alegre, Felisburgo, Jacinto, Joaima, Jordânia, Jequitinhonha, Mata Verde, Monte Formoso, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.
E 16 municípios da AMEJE - Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha: Araçuaí, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Medina, Padre Paraíso, Pedra Azul, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.
O Fórum do Alto Jequitinhonha tem uma divisão meio esquizofrênica, pois atinge municípios da região de Curvelo, região Central, e Vale do Suaçuí, no Rio Doce. São cerca de 35 municípios. Ei-los:
17 municípios da AMAJE - Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha: Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Couto Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Leme do Prado, Presidente Kubstschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro, Turmalina e Veredinha.
Além destes, 11 municípios no entorno de Curvelo: Augusto de Lima, Buenopolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Joaquim Felício, Monjolos, Morro da Graça, Presidene Juscelino e Santo Hipolito.
Também os 7 municípios do Vale do Suaçuí: Água Boa, Coluna, Cantagalo, Frei Lagonegro, José Raydan, Santa Maria do Suaçui e São Sebastião do Maranhão.
Com informações da Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário