O governo federal fez diversos cortes no orçamento da união, adiando a possível instalação de 3 novos campi da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri por não prevê novos projetos, como havia anunciado este Blog do Banu, além de não prever a pavimentação da BR 367, cujos projetos de engenharia já estão sendo concluídos..
Conforme anúncio feito na sexta-feira (22.05), as verbas destinadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tiveram um corte de R$ 25,7 bilhões.
Entre as ações mantidas estão 14 obras estruturantes de duplicação de rodovias. É caso do projeto da BR-381 entre BH e Governador Valadares, que está em andamento.
Com eleição do novo reitor da UFVJM, Gilciano , os moradores de Almenara, Araçuaí e Capelinha, e suas microrregiões, esperam que o projeto físico e pedagógico, além do plano orçamentário, avancem no interior da Nossa universidade, e possa manter a esperança de instalação de campus nestas cidades. Porém, os cortes de diversos investimentos previstos na área de educação, adiam, mais uma vez, a realização deste sonho.
Em relação à BR 367, a rodovia continua dando trabalho para quem se atreve a fazer o seu percurso ainda não pavimentado. Em diversos trechos, além da falta de asfalto, existem obras inacabadas e pontes de madeira em estado precário.
Entre as municípios de Almenara e Jacinto, por exemplo, uma dessas "armadilhas" ameaça a cair a qualquer momento. A única medida adotada foi um pedido de interdição do local, o que ainda não aconteceu.
Entre Minas Novas - Chapada do Norte- Berilo,o Exército tem realizado obras de manutençãodas estradas de terra, porém não tem projeto para a perigosa ponte da madeira, sobre o rio Capivari, 01 km da cidade de Chapada do Norte.
A ponte sobre o rio Fanado, em Minas Novas, desde 2004, continua sem o encabeçamento, ficando sem uso, como um verdadeiro elefante branco.
Incluído no PAC desde 2010, a BR-367 tem cerca de 762 km, e foi idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, há 40 anos. Desde então, o projeto nunca foi totalmente concluído, e atualmente é lembrado apenas em época de eleições..
Nenhum comentário:
Postar um comentário