quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Novo Papa virá ao Brasil em julho deste ano


Ministro espera que na Jornada Mundial da Juventude  novo Papa esteja no evento, no Rio de Janeiro


Em meio à repercussão sobre a renúncia do papa Bento XVI, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (13.02) a Campanha da Fraternidade 2013, com o tema juventude. 

A campanha deste ano é considerada preparatória para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho e deverá contar com a presença do novo Papa. O secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner, disse que o afastamento de Bento XVI “não vai atrapalhar” o evento. 

O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou ter esperança de que durante a jornada haja a visita do novo papa, previsto para ser eleito entre 15 e 20 de março, segundo o Vaticano.
“A jornada [da juventude] adquire um caráter especial frente à renúncia do papa e a eleição de um novo, que esperamos possa estar presente”, disse Gilberto Carvalho. 

Segundo ele, o governo está “fortemente engajado” nos preparativos para o encontro e providenciando a facilitação e a gratuidade dos vistos para entrada no Brasil. Até o momento, não está definido quem será o representante da Igreja Católica no evento, que reunirá jovens de todas as nacionalidades. Mais cedo, o papa Bento XVI enviou mensagem ao Brasil sobre a jornada.

Até o início da Jornada Mundial da Juventude, agendada de 23 a 28 de julho, o foco da Igreja Católica no país deve ser a Campanha da Fraternidade. A CNBB organiza a campanha desde 1964, cada ano com um tema diferente. 
Antes da edição deste ano, a juventude já havia sido o tema da iniciativa em 1992. 

Segundo dom Leonardo Steiner, a campanha de 2013 discutirá questões como preconceito racial, alta taxa de homicídios entre os jovens, gravidez na adolescência e o uso de drogas.

Ao fim da campanha, no domingo que antecede a Páscoa, a coleta de doações nas missas em todo o país é destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade, administrado pela Cáritas Brasileira. De acordo com dados divulgados pela organização, a arrecadação somou, no ano passado, R$ 13,6 milhões destinados aos projetos relacionados à saúde, tema de 2012.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário