domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ex-Ministro, natural de Pedra Azul, falece na sexta-feira


Ex-Ministro do Superior Tribunal de Justiça, filho do Vale, soube engrandecer a carreira jurídica no Brasil

O ex-ministro do STJ, Sálvio de Figueiredo Teixeira, morreu na tarde desta sexta-feira (15) (Foto: STJ) 
Sálvio de Figueiredo Teixeira foi magistrado foi ministro do STJ por 

16 anos e se aposentou em 2006.


O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sálvio Figueiredo Teixeira morreu na tarde desta sexta-feira (15.02), aos 73 anos, informou nota divulgada no site do tribunal.

O velório foi realizado na manhã de sábado (16), no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Segundo o STJ, ele morreu em casa de aneurisma da aorta abdominal.

Sálvio Figueiredo Teixeira se aposentou do STJ em 2006, após 16 anos de tabalho na corte.

Sálvio de Figueiredo Teixeira (Pedra Azul5 de maio de 1939 — Brasília15 de fevereiro de 2013) foi um juiz brasileiro
Foi doutor em Direito pela UFMG, juiz de Direito, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ministro do Superior Tribunal de Justiça, aposentado por idade.
No começo da carreira foi juiz de primeira instância em Minas Gerais, tendo trabalhado nas comarcas de Passa Tempo, Sacramento, Congonhas do Campo, Betim e Belo Horizonte.
Depois, foi desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e atuou como professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo o STJ, o ministro aposentado atuou na elaboração do novo Código Civil, na reforma do Judiciário e do Código de Processo Civil.

O governador Antonio Anastasia lamentou a morte do ex-ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça. 

Natural de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, o ex-ministro ocupava, desde 2000, a Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. 

“O ministro Sálvio Teixeira soube, como poucos, engrandecer a carreira jurídica no Brasil. Como é comum entre os homens e mulheres do Jequitinhonha, ele tinha o senso da justiça e o anseio pelo desenvolvimento em suas veias. Aos seus familiares e amigos, neste momento de tristeza, a solidariedade de seus conterrâneos de toda Minas Gerais”, afirmou o governador.

Fonte: G1 e Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário