quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BR 367: o que cada um pode fazer?

BR 367/MG asfaltada - O que cada um pode fazer para transformar o sonho em realidade.
Fonte: Blog Ventos dos Vales

A sociedade brasileira atual tem maior nível de informação que o mesmo público da década de 80. Tal constatação torna o momento em que vivemos favorável à prática participativa. É necessário, pois, valorizarmos a participação individual e dos grupos organizados na administração da coisa pública, estimulando consequentemente a formação da cultura política nacional.

O direito à participação é aquele em que o cidadão deve exigir que seja colhida sua opinião nas tomadas de decisões estatais e na concretização das mesmas, sejam elas políticas, legislativas ou administrativas. A ação participativa é estar em estado de vigilância, ou seja, devem os cidadãos agirem de forma continuada, não em defesa do seu direito individual imediato, mas em defesa do princípio constitucional da participação e do bem-estar coletivo.

Quando se percebe que parcela representativa da sociedade brasileira se encontra apática, desiludida e desesperançada com muitas situações do nosso cotidiano, principalmente no que tange aos políticos e à política brasileira, que hodiernamente insistem em não dar finalidade social e gerencial aos seus atos, a hora é de mudarmos tal quadro de acomodação social.

Sabemos que não dá para ficar esperando que o Estado ou nossos governantes resolvam os problemas do país. É preciso que haja engajamento e muita cobrança da sociedade para que algo de concreto seja realizado além dos discursos social-filosóficos das épocas de eleições.

Uma sociedade bem formada e consciente não pode se omitir diante de ações ou omissões indignas e/ou corruptas de políticos, autoridades ou qualquer cidadão comum. De todos devemos cobrar atitudes comprometidas com os princípios morais e éticos.

É muito comum a gente ouvir as velhas reclamações de que o político que recebeu nosso voto prometeu e não cumpriu. Mas será que as pessoas realmente têm o hábito de procurarem seus representantes para cobrarem ações?

Não vamos mais nos silenciar frente às omissões, irregularidades e desmandos estatais. Precisamos sair da inércia, precisamos reagir, protestar, demonstrar o nosso inconformismo.
Sem sombra de dúvidas a internet é o principal veículo de transmissão de informações da atualidade e ferramenta que pode auxiliar o cidadão a exercer seus direitos constitucionalmente garantidos. Possibilita a comunicação com qualquer parte do mundo em tempo real.

Nesse cenário (a internet), o cidadão tem a oportunidade de questionar e participar dos assuntos de seu interesse, de sua cidade, de sua região ou de seu Estado.

São milhares as possibilidades transformadoras do mencionado meio de comunicação em massa, que tem o condão de integrar pessoas desconhecidas que aspiram por um mesmo ideal, e melhor ainda, possibilitar que a informação seja difundida a qualquer cidadão, autoridade, órgão público, ou quem sabe, a amigos e familiares, em questão de segundos.

Usando das infinitas possibilidades que a internet nos dá, o cidadão deve fiscalizar e protestar, estando sempre atento ao que os seus representantes verdadeiramente fazem pelo seu eleitorado.

Dentre as diversas promessas não cumpridas e obra de extrema necessidade para a integração e desenvolvimento da nossa região, encontra-se o asfaltamento da BR/367, que infelizmente após vários acertos e desacertos, inícios e paralisações, encontra-se abandonada e em situação deplorável e piorando cada dia mais.

Este é o objetivo deste manifesto, angariar esforços e simpatizantes no sentido de COBRAR ATITUDES em relação a BR 367 - Trecho Minas Novas/ Virgem da Lapa, que depois de muitos anos, verbas empenhadas e oportunismos políticos encontra-se abandonada.

Esta é a hora da cobrança, de abarrotarmos as caixas postais e contas de e-mail´s dos eleitos com nosso voto, no intuito de obtermos respostas e ações concretas acerca dos projetos e dos planos para a nossa região, principalmente o asfaltamento da mencionada rodovia.

Para os deputados federais, os e-mail’s estão disponíveis no endereço www.camara.gov.br e para os deputados estaduais o endereço é http://www.almg.gov.br/.

Pesquise então o e-mail do deputado eleito em sua cidade e envie uma mensagem cobrando providências acerca da BR 367 – Minas Novas a Virgem da Lapa.

Além disto, providências poderão ser cobradas no e-mail: Gabinete do governador: governadorgab@governo.mg.gov.br.

A sua vigilância é fundamental para evitar o mau uso do mandato para o qual os políticos foram eleitos. Então, se você leu esta mensagem até aqui, faça o serviço completo e remeta seu protesto ou sua mensagem aos deputados eleitos em seu Município, pedindo agilidade nas questões relacionadas à BR 367 Minas Novas/Virgem da Lapa ou sobre outro assunto de seu interesse.

A UNIÃO FAZ A FORÇA... PARTICIPEM!!!

Texto elaborado por Daniel Costa Sousa, cidadão minasnovense.
Bacharel em Direito pela Faculdade Mineira de Direito – PUC/MG.
Pós Graduado em Direito Público pelo Instituto de Educação Continuada - PUC/MG.
e-mail: danielcostasousa@yahoo.com.br

Texto publicado no Blog Ventos do Vale e Passadiço Virtual

Um comentário:

Rogério Adriano disse...

Já aderi a campanha e enviei meu manifesto para políticos e órgãos públicos.
Vamos lá minha gente, vamos fazer a nossa parte!!

Rogério Adriano/Diamantina-MG

Postar um comentário