sábado, 5 de fevereiro de 2011

Riacho dos Machados: Mineração gera insegurança e dúvidas

MINERAÇÃO DE OURO GERA INSEGURANÇA E DÚVIDAS EM RIACHO DOS MACHADOS
Foto Helen Borborema
A audiência pública foi no ginásio poliesportivo de Riacho dos Machados.
RIACHO DOS MACHADOS (por Helen Borborema e Carlos Dayrell) – Muitas dúvidas e insegurança. Isso é o que ficou claro último dia 02, quarta-feira durante a Audiência Pública que foi realizada no município de Riacho dos Machados, no Norte de Minas sobre o processo de implementação da Mineradora Carpathian Ltda. A Audiência foi solicitada pela Prefeitura Municipal e Codema para que a empresa pudesse esclarecer uma série de indagações da população riachense tem em relação ao projeto.

Após ter conseguido a Licença Prévia (LP) que garante permissão para estudos locais, agora a população e o poder público de Riacho dos Machados se sentem ameaçados com os riscos e impactos que a exploração do minério pela empresa internacional pode causar.

Uma das grandes preocupações são os riscos de contaminação pelo cianeto, um composto químico altamente venenoso e solúvel em água que pode vir a contaminar os rios e lençóis freáticos. Além do cianeto e ainda mais grave, o arsênio, material químico altamente venenoso é liberado à partir da exploração do ouro e pode contaminar o ar e a água, sendo também cancerígeno e agindo no organismo das pessoas de forma sigilosa. Um artigo publicado na revista virtual Polo Mercantil confirma esta preocupação.

Elton Mendes Barbosa, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e representando a Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas) trouxe essas preocupações para o plenário lembrando-se que as principais condicionantes que foram incorporadas no processo de licenciamento aconteceram pela mobilização realizada pelas entidades do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas, no qual também participa o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados.

Segundo ele o projeto de mineração do ouro em Riacho dos Machados vai impactar diretamente outros municípios como Porteirinha e Janaúba.

A prefeita de Riacho dos Machados, Domigas da Silva Paz, refletiu sua posição anterior à vinda da mineradora: “quando a empresa vem a gente fica com tanta expectativa que só lembra as coisas boas e esquece que um dia a empresa vai embora e vai ficar os buracos e muitas mães com os filhos nos braços sem pai”.

A Mineradora, que teve seus representantes na mesa de honra, tentou responder às perguntas que foram feitas pelas participantes e lideranças mas, as pessoas que saíram da audiência estavam com mais duvidas e preocupações do que quando entraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário