quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Minas Novas pode entrar na Estrada Real

Minas Novas pode entrar na Estrada Real
O anúncio foi feito pela diretora do SENAI Pólo Turmalina, Etelvina Andrade, durante reunião com empresários e lideranças da cidade. Segundo ela, o município será avaliado por uma equipe de profissionais a partir de 07 de fevereiro.

Etelvina explica que o Estrada Real pertence à FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais - que está ciente da importância histórica de Minas Novas, no Alto Jequitinhinha, para o Brasil e que foi uma injustiça deixar a cidade fora do Instituto Estrada Real, responsável pelo Circuito Turístico.


A Estrada Real foi construída pelos escravos no século 18 para escoamento do ouro.

O caminho liga a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real. O complexo da Estrada Real tem mais 1.600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte.

Com informações da Rádio Bom Sucesso

3 comentários:

Edmo da Cunha Pereira disse...

Não há nada mais justo e correto. Desde o início do projeto "Estrada Real", achei estranho que ela terminasse em Diamantina. Tanto que no meu site (do Serro), publiquei um mapa com a estrada chegando até Minas Novas: http://www.flogao.com.br/serromg/50998900 É mais coerente a história real. Vcs devem continuar a campanha, pois ela represente a correção de um projeto que ainda está inacabado. Abçs.

DÊGA FERNANDES disse...

Seria muito interessante e justissimo , que Minas Novas , entrasse para o Circuito :Estrada Real: afinal de contas , Minas Novas , é até mais antiga do que Diamantina ;e não esqueçam também de acrescentar a rota , passando por Alto dos Bois , no municipio de Angelândia ,ali foi uma rota de transporte de ouro e pedras preciosas , e até um Destacamento Policial , foi instalado naquele local ,por autorização do Rei , governante naquela época .Grande abraço .

thiago_seixas disse...

Acho muito bom, que seja incluído. O vale do Jequitinhonha é muito rico em cultura, lugares lindos, povo acolhedor, gastronomia mineira fantástica, cidade histórica e muito artesanato. Fora que a cidade de Minas Novas, tem um patrimônio histórico e cultural fantástico , tem uma das únicas igrejas ortogonal do mundo havendo outra só na Europa. Se este motivo não temos que lembra que a cidade de Minas Novas fez parte da historia da estrada real. E muito mais a região do médio e baixo Jequitinhonha tem muito atrativos naturais, como a mata de acauã em Leme do Prado, o lago de Ir Ape, que tem inúmeros pesqueiros e possui um dos mais altos diques do mundo. Poderia falar do Vale o resto da vida que ainda seria pouco para descrever tanta beleza e riqueza. As pessoas tem que a prender que o a riqueza e beleza do vale não acaba em Diamantina e sim começão La.
Sou apaixonado com o Vale, não sei se escolhi morar no Vale, sim como o Vale me escolheu.
Como seria o trecho Minas Novas- Diamantina?
Thiago

Postar um comentário