sábado, 25 de fevereiro de 2017

Esclarecimentos da CBL à comunidade de Araçuaí

A Companhia Brasileira de Lítio-CBL- iniciou suas atividades em Araçuaí, em 1990.


Foto: divulgaçãoEsclarecimentos da CBL à comunidade de Araçuaí
Mina subterrânea da CBL
A CBL-Companhia Brasileira de Lítio, coerente com sua atitude de respeito às instituições e à sociedade vem a público esclarecer informações inverídicas divulgadas recentemente nesta cidade.

De início, cabe registrar que se trata de denúncias levadas a público sem que seus autores tenham tido antes o cuidado de dirigir-se à empresa para procurar obter soluções – postura de quem está seguro do que pleiteia e atua em boa fé- procedimento que, de pronto, faz refletir sobre suas reais intenções. 

MEIO AMBIENTE

A CBL é acompanhada por fiscalizações frequentes dos órgãos ambientais e vem atuando desde o início de suas operações guiada pelo senso de responsabilidade, dentro do conceito do desenvolvimento sustentável. Não utiliza nenhum produto químico no processo de lavagem do minério

A empresa possui três bacias de decantação em série, onde os rejeitos sólidos são removidos e estocados em pilhas e a água é reciclada ao processo, portanto, não há lançamento de efluentes líquidos no rio Piauí. 

Na época de chuvas o vertedouro da última bacia de decantação, devolve para o rio o excesso de água, porém como condicionante ambiental são colhidas amostras a jusante e a montante desta bacia e laudos comprobatórios da inexistência de alterações na qualidade da água do rio são enviados semestralmente à SUPRAM há anos.

Hoje existe um lago próximo a BR 367, km 276, mas que não pertence à CBL, que por sua vez jamais lançou qualquer resíduo neste lago.

Tem uma atenção especial com a estrada pública, que liga a Mina à BR 367 e para evitar que os caminhões de transporte de concentrado do espodumênio levantem poeiras (nunca partículas de minério, que é transportado de forma úmida), a CBL tem como procedimento, principalmente nas secas, de molhar constantemente esta estrada mitigando eventuais incômodos às comunidades próximas.

Em 26 anos de operação da CBL- Araçuaí, não há nenhum registro de caso de doença pulmonar vinculado à empresa, seja de funcionário e/ou qualquer morador da comunidade citada anteriormente.

IMPOSTOS

 A CBL recolhe mensalmente ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) um percentual sobre o valor do minério transferido a título de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), sendo que, legalmente, 65% desta verba são destinados aos municípios onde atua em mineração: Itinga e Araçuaí e outros 35% destinados ao Estado e União.

A CBL recolhede forma correta e pontual, todos os impostos e contribuições legais, sejam: federais, estaduais ou municipais. Os critérios legais da divisão entre os entes federados (união, estado e municípios) são definidos pela legislação num montante global da ordem de R$16 milhões/ano.

OBRAS SOCIAIS

A CBL gera nas unidades de Minas Gerais cerca de 300 empregos diretos e inúmeros indiretos.

CBL  colabora com obras sociais do município 

Desde que se instalou no município de Araçuaí, a CBL vem contribuindo com várias obras sociais nos municípios onde está inserida: Araçuaí e Itinga.

Citamos como exemplo : doação mensal ao Hospital São Vicente de Paulo, apoio à clínica e escola da APAE, doações às áreas de saúde, educação, esporte e cultura, instituições de caridades, associações comunitárias urbanas e rurais, etc. Além de nas épocas de secas, quando ocorre a baixa do Rio Piauí, a CBL de forma solidária aos ribeirinhos e em parceria com as prefeituras locais doa caminhões d’água a estas Comunidades.

Além de inúmeros investimentos realizados, entre eles: 

Sede da APAE em Araçuaí, construída pela CBL
Sede da APAE em Araçuaí, construída pela CBL
 - Construção do prédio da clínica e escola da APAE de Araçuaí, dotado de quadra para atividades físicas e esportivas, com doação de todos os equipamentos e mobiliário necessários para o atendimento aos usuários por: fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, etc.

- Reforma da ala de idosos da Ação social Santo Antônio

- Reforma e adaptação da sala e aparelho de RX do Hospital de Araçuaí

- Construção do Banco de Sangue do Hospital com respectivos equipamentos

- Construção da igreja da comunidade de Fazenda Velha

- Apoio na construção da atual igreja da comunidade de Barreiros
  
- Construção de Galpão e banheiros na comunidade de Poço D´Antas (Itinga)
  
- Doação dos bancos da Praça da Matriz em Araçuaí
  
- Atendimento de toda a demanda de brita das prefeituras locais (Araçuaí e Itinga), que a utiliza: na confecção de bloquetes de pavimentação de ruas (asfaltamento e calçamento), conservação das ruas não pavimentadas e estradas vicinais aos municípios e na ponte de Itinga.
  
Ao concluir, afirmamos à população de Araçuaí que a CBL está aberta a todos que queiram visitá-la e conhecer como ela atua: autoridades, escolas, instituições e/ou representantes de moradores das Comunidades vizinhas.

Glen Cleuber Lopes Marques
Diretor de Mineração
23/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário