quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Bartucada e Bat-Caverna não tocam no carnaval de Diamantina após três décadas de tradição

Prefeito Juscelino Roque afirma que as bandas não aceitaram a proposta e resolveu priorizar 'um carnaval familiar'.

Carnaval na cidade histórica é tradicional em Minas Gerais .


Após três décadas de tradição, duas das maiores atrações do carnaval de Diamantina, as bandas Bartucada e Bat Caverna, conhecidas por arrastar multidão no carnaval da cidade histórica estão fora da programação neste ano. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Juscelino Brasiliano Roque (PMDB), que disse que ter conseguido um acordo com integrantes das duas bandas nas reuniões que aconteceram entre o poder público e eles. 

Segundo Juscelino, a proposta feita pela prefeitura, de colocar um palco na Praça do Mercado que abrigaria as duas bandas e outras que estivessem na programação da cidade, alugar o espaço para uma empresa que ficaria responsável por organizar a folia, vender abadás e, no final, repassar o lucro para as bandas não foi aceita pelos representantes da Bartucada e Batcaverna. "Era a proposta que a gente tinha, mas eles não aceitaram. Estamos em crise e não temos verba para bancar os R$ 45 mil que cada banda recebeu no ano passado". 

O prefeito afirmou ainda que reconhece a importância das duas bandas, mas que a administração partiu para o segundo plano, valorizando mais o carnaval familiar e com bandas locais. "Vamos remodelar, afinal, as pessoas querem um carnaval promíscuo, co turista fazendo xixi na porta da igreja, como vinha acontecendo aqui, ou um carnaval com segurança e tranquilidade para a nossa população e turistas", indagou. 

Juscelino afirmou também que o carnaval vai ser organizado na cidade toda, incluindo um palco na Rua da Quitanda, um no Beco do Mota, um dentro do Mercado Central e outro no Espaço Niemayer que ainda deve passar por uma revitalização. Na Praça do Mercado onde acontecia o tradicional carnaval será criado um espaço de convivência com praça de alimentação e banheiros. 

As duas bandas foram procuradas pela reportagem do Jornal Estado de Minas, mas ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Fonte: JornalPortaldoVale - Diamantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário