segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Consulta pública propõe criar curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Araçuaí

Campus Araçuaí do IFNMG apresenta à comunidade a proposta de abertura de novos cursos.

No dia 30 de janeiro (segunda-feira), foi apresentada à comunidade a proposta de criação de novos cursos no Campus Araçuaí do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.
O evento, realizado no Auditório I do Campus, contou com a participação do Pró-Reitor de Ensino do IFNMG, professor Ricardo Cardoso, do Diretor-Geral do Campus Araçuaí, professor Aécio Miranda, da vice-prefeita de Araçuaí, Rita Capdeville, representando o prefeito Armando Jardim Paixão, além de membros da gestão do Campus e de dezenas de representantes de diversas organizações da sociedade civil e do poder público de Araçuaí e do Vale do Jequitinhonha.
Professor Aécio Miranda
Professor Aécio Miranda, Diretor-geral do Campus Araçuaí do IFNMG.
O professor Aécio Miranda abriu a reunião apresentando o histórico do Campus Araçuaí e explicando a evolução histórica da Relação Professor-Aluno (RAP), enfatizando a necessidade de ampliação do número de estudantes. Em seguida, o professor Ricardo Cardoso valorizou a iniciativa da gestão de discutir com a comunidade de Araçuaí e do Vale do Jequitinhonha a abertura de novos cursos e a expansão do Campus, “é importante ressaltarmos o caráter democrático e dialógico de fazer esse debate com os agentes do desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. O desenvolvimento do IFNMG deve estar concatenado com os anseios do povo da região”, afirmou.
O Diretor de Ensino do Campus Araçuaí, professor Irã Pinheiro Neiva, fez a apresentação da proposta de criação do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental. O curso teria carga horária de 3.600 horas com tempo médio de integralização de cinco anos, no período diurno.
A professora Raquel de Oliveira Barreto, Coordenadora dos Cursos Técnico e Superior em Administração do Campus Araçuaí, apresentou as propostas do Eixo de Gestão e Negócios do CampusAraçuaí, com a criação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Comercial (MBA), e da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública (MBA), ambos com duração mínima de 18 meses e carga horária de 360 horas. Apresentou ainda a proposta de criação do Curso Técnico em Comércio, com carga horária de 800 horas, distribuídas em um ano e seis meses, no período noturno.
A vice-prefeita de Araçuaí, Rita Capdeville, falou da importância da parceria entre a Prefeitura e o IFNMG, afirmando que o poder público municipal está empenhado na efetivação da doação de terreno para expansão do Campus Araçuaí e valorizou a iniciativa da abertura dos novos cursos.
 
Vice prefeita de Araçuaí Rita Capdeville
Rita Capdeville, Vice-Prefeita de Araçuaí
Em seguida, foi aberta a palavra aos participantes da reunião, que elogiaram a iniciativa do debate e se colocaram à disposição para a consolidação de parcerias entre o Instituto e as entidades que representam.
As entidades presentes foram: Prefeitura de Araçuaí, Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí, Sedese, Faemg, Idene, IMA, Mandato do Deputado Estadual Dr. Jean Freire, Câmara Municipal de Araçuaí, Cáritas Diocesana de Araçuaí, CPCD, Comunidade Quilombola do Arraial e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Araçuaí.
Professor Ricardo Cardoso
Prof. Ricardo Cardoso, Pró-Reitor de Ensino do IFNMG
Veja mais fotos do evento na página do IFNMG – Campus Araçuaí no Facebook.

Fonte: ASCOM IFNMG campus Araçuaí.

2 comentários:

Unknown disse...

De fato é uma proposta bastante interessante que merece apreço dos nossos estudantes. Sendo que muitos deles continuam saindo da cidade em busca de outros cursos de seu interesse. Que tal Engenharia Civil?

Unknown disse...

De fato é uma proposta bastante interessante que merece apreço dos nossos estudantes. Sendo que muitos deles continuam saindo da cidade em busca de outros cursos de seu interesse. Que tal Engenharia Civil?

Postar um comentário