terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Carnaval de poucos turistas divide moradores de Diamantina

Carnaval de Dimantina teve poucos turistas; prefeitura priorizou festa para as famílias

Bartucada e Bat Caverna não tocaram no município durante a folia deste ano

PUBLICADO EM 28/02/17 - 19h37, no jornal OTEMPO
A ausência das tradicionais bandas Bartucada e Bat Caverna no Carnaval em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e a mudança organizada pela prefeitura no perfil da folia na cidade, que este ano priorizou uma festa mais voltada para a família, dividiu a opinião de moradores do município.
Enquanto alguns comemoram a tranquilidade nas ruas proporcionada pela ausência de milhares de foliões – especialmente os mais jovens –, outros lamentam a situação e já falam no fim da “era” de grandes carnavais em Diamantina.
“A cidade está bem vazia. É triste vê-la desse jeito. A pousada onde trabalho, por exemplo, até recebeu alguns hóspedes, mas foram poucos em relação aos outros anos”, comentou o recepcionista Moacir Jorge, de 54 anos. 
“Tenho certeza que a culpa disso é a ausência da Bartucada e da Bat Caverna. As bandas alegram nossa cidade, sem elas o povo desaparece. É péssimo para o comércio e também para nós, moradores, que estamos acostumados com a multidão nesse período”, completou.
Para o administrador de empresas Rogério Noronha, 36, no entanto, as alterações no Carnaval só trouxeram benefícios para Diamantina. Ele conta que levou as filhas e os sobrinhos para a folia e não se arrependeu. “Diamantina não vive só de Bartucada e Bat Caverna. Temos muitas outras bandas na região que animaram os foliões com músicas autorais e marchinhas de outras épocas. Você vê nas ruas as famílias reunidas, com tranquilidade, tudo isso é muito bom”, comemorou.
Já o produtor de eventos Igor Carvalhaes, 35, responsável há 11 anos por organizar a república Groove Club, em Diamantina, acredita que o desaparecimento de foliões na cidade é resultado da divulgação tardia da prefeitura da programação de Carnaval.
“Foi falta de informação. Só anunciaram os dias e horários dos eventos para os moradores, não atraíram turistas. É uma clara demonstração da administração pública de que eles não querem mais a folia com as ruas superlotadas. Neste ano, a república que eu organizo recebeu 150 pessoas de todo o país. Vieram pessoas de diversas cidades como Manaus e São Paulo, mas elas ficaram curtindo a festa dentro da república, porque lá fora está tudo vazio”, afirmou.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia Oliveira Horta, a diminuição no número de foliões no município é constatada pela prefeitura desde 2012. Ela avalia que o crescimento do Carnaval em Belo Horizonte é o fator responsável por essa transformação.
“Em 2016, Diamantina teve uma queda de 70% no número de foliões vindos de BH. Neste ano, imagino que a redução será ainda maior, principalmente, do público jovem. A prefeitura ainda não fez um balanço desse Carnaval, ainda vamos fazer uma avaliação e analisar como foi a folia. Mas já percebemos que o turista mais maduro e muitos moradores gostaram da festa. A própria Polícia Militar já apresentou um saldo positivo, com poucos crimes, sem delitos de violência e acidentes graves nas áreas de cachoeira. Foi um Carnaval mais tranquilo”, salientou Márcia.

A secretária, contudo, antecipa que a prefeitura vai trabalhar para promover um Carnaval em 2018 mais abrangente e com a volta das bandas Bartucada e Bat Caverna. “De maneira alguma pretendemos excluir da folia os mais jovens. Muito pelo contrário, neste ano tivemos um espaço novo no Carnaval localizado na praça Niemeyer. O local ficou bem charmoso e bonito e superlotado de jovens de Diamantina. Vamos trabalhar bastante para o próximo Carnaval, vamos dialogar com essas bandas, pois sabemos da importância delas e, quem sabe, teremos elas de volta no próximo ano”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário