terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Governo de Minas entrega instrumentos musicais a cinco Bandas de Música do Vale

Governador Fernando Pimentel entrega 448 instrumentos musicais a 85 Bandas de Minas Gerais.

Parceria entre Secretaria de Estado de Cultura e Codemig beneficia 74 municípios com investimento de R$ 1 milhão.


Banda de Música de Turmalina foi beneficiadas com instrumentos musicais.

O governador Fernando Pimentel entregou na sexta-feira (3/2), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o segundo lote de um total de 448 instrumentos musicais destinados a 85 bandas de 74 municípios mineiros. Foram distribuídos 265 instrumentos para 48 corporações musicais de 43 cidades, completando a entrega realizada, na última quinta-feira (2/2), em Barra Longa, Território Caparaó, de outros 183 instrumentos, para 37 corporações de 31 municípios.

Ao todo foram investidos R$ 1 milhão por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig). O governador Fernando Pimentel destacou a tradição do programa no estado. “Nós temos que fazer justiça e dizer que este é um programa já antigo em Minas Gerais. Eu me lembro do ex-governador Hélio Garcia, neste Palácio, fazendo entrega de instrumentos. É uma política pública adequada, bem orientada, que vem sendo mantida por sucessivos governadores ao longo da história. É por isso que as bandas de música se mantêm, se sustentam. O governo do Estado está dando apoio a elas ainda que de forma singela, mas é uma forma importante”, afirmou. “A coisa mais difícil para a banda de música, às vezes, é justamente a aquisição de instrumentos. Custam caro, não são fáceis de adquirir. Pode parecer um apoio pequeno, mas na verdade é um apoio muito importante”, acrescentou.

Pimentel ressaltou que o investimento do Estado em bandas musicais valoriza a cultura mineira. Hoje, são 691 registradas em Minas Gerais. “A alegria de dar esse apoio é que, na verdade, nós estamos incentivando a boa cultura mineira. Minas Gerais é um Estado de uma tradição musical muito forte e é nas bandas de música do interior do Estado que surgem os nossos melhores instrumentistas, os nossos melhores músicos e muito compositores também”, disse.

Dentre os instrumentos entregues na cerimônia desta sexta-feira, estão trompas, clarinetes, flautas, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, bombardões, pratos, surdos e bumbos. A ação se refere ao Edital de 2015 do Programa Bandas de Minas.

Esperança

Na ocasião, o governador afirmou a importância de se resgatar a esperança no cenário político-econômico do país. “Nós estamos precisando resgatar, no Brasil, o sentimento de esperança. Parar de falar de crise, de problema e falar de futuro. O Brasil, em especial nós, somos muito ricos, pujantes, muito poderosos. A nossa maior riqueza é essa que vocês mostram aqui. O talento da nossa gente, a disposição para o trabalho. Que a gente construa aquele país que a gente sonha, quer e merece”.

Patrimônio

Contam-se mais de 30 mil músicos no Estado, de todas as idades e procedências, preservando a tradição de abrilhantar as comemorações cívicas e religiosas das cidades mineiras, além da música popular brasileira.

"As bandas de música são a tradução sonora da mineiridade e representam o que há de mais autêntico da cultura mineira. Elas estão por toda parte. Por isso, trabalhar com as bandas de música é valorizar não só a cultura mineira em lato sensu mas, também, a vida comunitária e cultural de todas as nossas cidades. É muito importante valorizar nossas bandas, esse é um dos programas mais antigos e mais valiosos da Secretaria de Cultura pelo alcance que ele tem”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, em entrevista coletiva.

As atividades das bandas de música e sua ação cultural beneficiam diretamente cerca de 100 mil pessoas em centenas de municípios. De modo popular e espontâneo, em torno dessas corporações se organizam verdadeiras escolas de música, onde comunidades e famílias inteiras têm a oportunidade de exercitar talentos e descobrir vocações artísticas transmitidas há gerações.

Também participaram da solenidade o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, o ouvidor-geral do Estado, Wadson Ribeiro, além de deputados estaduais, prefeitos e vereadores, entre outras lideranças.



RELAÇÃO DE BANDAS DE MÚSICAS BENEFICIADAS
VALE DO JEQUITINHONHA

MUNICIPIO
BANDA
Carbonita
Corporação Musical Padre Sérgio Ribeiro
Diamantina
Banda Mirim Prfeito Antônio de Carvalho Cruz
Jeanipapo de Minas
Grêmio Lítero Musical Filarmônica Nosso Sonho
Presidente Kubitschek
Euterpe Padre João Maria Poirrier
Turmalina
Corporação Musical Euterpe Maciel

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário