sábado, 25 de fevereiro de 2017

Coronel Murta:Exame de vísceras de macaco morto dá positivo e alerta perigo de Febre Amarela



Em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, foram encontrados 20 macacos mortos nas matas. As mortes dos primatas aconteceram em datas diferentes e fazendas diferentes. Exames comprovam febre amarela.

Macaco encontrado morto, na Fazenda Capão, na Lagoa Nova, zona rural de Coronel Murta.
Um exame deu positivo. Foi o realizado pelo Laboratório de Flavivírus do Instituto Osvaldo Cruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, nas vísceras de um dos macacos encontrado agonizando na fazenda Capão, na Lagoa Nova.
O vereador Dindol foi informado por um morador da região onde os macacos estavam morrendo e foi até o local. Constatou a veracidade do fato,  acionando a Secretaria de Saúde e o setor de Epidemiologia do município. Foi tomada a providência para imunizar toda a população.
A Secretária de Saúde, Darlane Kenia, disse que mesmo dando positivo o exame dos macacos não há motivo de preocupação, pois cerca de 90% dos moradores de Coronel Murta já estão vacinados. A campanha foi providenciada antes do resultado e ainda tem vacina disponível na Unidade de Saúde Carlito Murta. As pessoas que ainda não tomara a vacina podem procurar na Unidade de Saúde e se imunizarem. Ela completou que não existe nenhum caso de suspeita de Febre Amarela no Município. As pessoas que não são indicadas para tomar a vacina devem permanecer em alerta. Caso aconteça algum caso no município a Secretaria de Saúde irá disponibilizar uma equipe médica para avaliar caso a caso, vacinando essas pessoas, finalizou.
Desde o ano de 1942, ou seja, há 75 anos, não há notificação de Febre Amarela Urbana no Brasil. Assim sendo, é importante enfatizar que os macacos não são transmissores da doença. Na verdade, eles são sinalizadores de atenção à Febre Amarela.
Fonte: Publicação no Facebook do Vereador Dindol da Líder, de Coronel Murta

Nenhum comentário:

Postar um comentário