sábado, 10 de março de 2012

Patrimônio Histórico arde em chamas em Itamarandiba


Patrimônio Histórico arde em chamas em Itamarandiba.


Diário do JequiItamarandiba- Foto W. Almeida.
Casarão do século XVIII é consumido pelas chamas em Itamarandiba.
Patrimonio Histórico de Minas Gerais volta a arder em chamas em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha. 
Desta vez, foi um casarão colonial na Rua Tiradentes, no centro da cidade. O incêndio ocorreu no início da noite desta sexta-feira 09/03 e as chamas atingiram os dois pavimentos do 'Sobradão', edificado ainda no ano de 1790 . 
Um caminhão pipa foi utilizado para conter as chamas e evitar que as residencias próximas também fossem atingidas. 

Em 1999, no episódio que ficou conhecido como 'Abril Vermelho', um outro incêndio de mesma proporção consumiu a igreja matriz da cidade, construção em estilo barroco que contava a época com mais de 234 anos, uma perda jamais resgatada do Patrimonio Histórico, Artistico e Paisagistico de Minas Gerais. Em 2003, de acordo com aFolha de São Paulo,um laudo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais apontou o risco de desmoronamento do 'Sobradão' e em construções históricas de outras doze cidades mineiras. 

Em 2009, o Ministério Público de Minas Gerais instaurou uma ação civil pública e a justiça determinou, liminarmente, que o Município de Itamarandiba, bem como o proprietário do imóvel, realizasse obras emergenciais para evitar o desmoronamento ou outro dano irreparável ou de difícil reparação no casarão histórico. A ação civil pública também previa a obrigação do Município e do proprietário do imóvel restaurar integralmente o edifício histórico no prazo de doze meses, de acordo com projeto técnico a ser elaborado  por profissional habilitado aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimõnio Cultural de Itamarandiba e pelo Instituto Estadual do Patrimonio Histórico e Artistico de Minas Gerais - IEPHA.  

Ainda de acordo com pedidos do Ministério Público, em trinta dias o município deveria de colocar lonas para conter infiltrações; efetuar o escoramento adequado, capina dentre outros, sob pena de incorrer, a época, em multa diária de dois mil reais. Apenas as obrigações de carácter emergencial foram atendidas, enquanto que o Município e o proprietário do imóvel não promoveram a restauração do imóvel. Até o momento, não se sabe as causas do incidente, no entanto o imóvel que estava desocupado, de acordo com moradores, não possuia ligação elétrica.  

A população itamarandibana segue indignada com mais um episódio que macula a memória e consome o patrimonio histórico do município e reclama da ausencia de políticas de prevenção como a instalação de hidrantes nas próximidades das dezenas de casas, casarões e igrejas tombados pelo patrimonio histórico em todo município e reivindicam, ainda, do Governo do Estado, a instalação de pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na cidade, a fim de que o Estado assegure o dever ser de proteção ao patrimonio histórico, cultural, artístico e paisagístico do município.
Patrimonio Histórico ameaçado é consumido por chamas em Itamarandiba. Foto W.Almeida.
População reclama da ausencia de hidrantes nas próximidades de imóveis históricos e de 
uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade.
Conheça mais clicando aqui:
blogdobanu.2009.promotoria-quer-evitar-demolicao-predio.itamarandiba



Fone: Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário