terça-feira, 13 de março de 2012

ANEEL muda eixo de Barragem Murta devido à pressão social

Projeto de Barragem Murta é alterado pela ANEEL
A execução do projeto original sofre forte resistência dos movimentos sociais, em Coronel Murta
  Rio Jequitinhonha, na cidade de Coronel Murta. Foto  de  Cila Ribeiro.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou no dia 28.02, em reunião pública da diretoria, a alteração do projeto básico da Usina Hidrelétrica de Energia Murta, localizada no Rio Jequitinhonha, em Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas. 
O eixo original da usina será deslocado à montante  e a potência instalada, reduzida de 120 MW para 115 MW.

Serão duas casas de força. Uma com 85 MW e outra com 30 MW. A queda original de 40,3 m será dividida  em duas; uma de 33,7 metros e outra de 11,6 metros.

A construção da usina vem se arrastando desde 2001, quando foi licitada pela Aneel ainda sob a legislação antiga do setor elétrico. 

O então consórcio Murta Energética – sociedade de propósito  específico (SPE) integrada por Arcadis Logos Energia, Eptisa do Brasil e E&T – arrematou a usina, mas nunca conseguiu tirá-la do papel por problemas ambientais.

A configuração antiga da hidrelétrica também era considerada complexa, além da localização do seu eixo estar localizada numa área com sérios problemas sociais.

Para consultar no site da ANEEL, clique aqui
Com a dica do Blog do Jequi

Comentário:

A Barragem Murta vem sofrendo uma grande resistência do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragem. 
A localização anterior da Barragem levaria o lago a atingir em cheio o povoado de Barra do Salinas, onde o rio Salinas despeja no rio Jequitinhonha,  além das comunidades tradicionais quilombolas de Sete Canais e Mutuca, na confluência dos municípios de Coronel Murta, Rubelita e Virgem da Lapa. 
Acabaria também com a cachoeira do Salto, na comunidade do Jatobá.
Uma das soluções apontadas pela ANEEL e pelo Consórcio seria construir a barragem acima da Barra do Salinas. 
Assim, evitaria a forte resistência das comunidades citadas, atingindo o lago o município de Virgem da Lapa - nas comunidades de Lavrinha, Santana e outras. 
O lago chegaria até perto da Barragem de Irapé, no município de Berilo, nas comunidades de Lagoinha, Bonito, Coqueiros e Monte Alto.   Também seriam 
atingidos os municípios de Josenópolis e Grão Mogol, na margem direita do rio Jequitinhonha.
Leia mais sobre a Barragem Murta:
blogdobanu.barragem-murta-ameaca.exploração.de.turmalinas
blog.onhas.povo-coronel-murta.e.impactos-ambientais-no-rio 

Um comentário:

paulo disse...

o engrassado disso tudo, e que a semig faz tanta barragem e promete energia mais barata e cada dia vem mais cara. vira so promessa mesmo,olha o caso da irape ,nem pra nos aqui do vale ela vem , vai tudo pra montes claros. isso e revoltante

Postar um comentário