Mídias sociais mudaram as formas de comunicação e a estrutura da sociedade
A especialista internacional em comunicação digital, Martha
Gabriel, ministrou palestra com o tema “Mídias Sociais: Oportunidades e
Ameaças”. Realizado, na terça-feira (13,03), no Auditório JK, da Cidade
Administrativa, em Belo Horizonte.
O evento foi promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação
do Estado de Minas Gerais (Prodemge) em parceria com a
Superintendência Central de Imprensa do Governo de Minas (Supim).
Martha Gabriel é considerada, atualmente, uma das principais
referências em mídias sociais no mundo. Segundo a especialista, a disseminação
das redes sociais é um fenômeno que tem transformado profundamente a sociedade
e, consequentemente, o ambiente de negócios. “Hoje, temos inúmeros sites de
redes sociais e, portanto, um volume gigantesco de mídias sociais. Em função
disso, transformações sociais profundas têm acontecido com a mesma velocidade
da inovação, criando novas formas de relacionamento”, destaca.
Essa temática vem ganhando cada vez mais importância no país, já
que oito em cada dez brasileiros utilizam redes sociais, em uma penetração que
aumenta ano a ano. “O que conhecemos como redes sociais são, na verdade,
apenas plataformas de interatividade. As redes sociais, na prática, são pessoas
que se relacionam em função de interesses comuns e existem há séculos. Com os
inúmeros avanços, as redes sociais passaram a se expandir e os relacionamentos
se modificaram, transformando a sociedade e as estruturas de poder”, explicou a
especialista.
Ainda de acordo com Martha Gabriel, o uso de plataformas como o
Twitter, Facebook e LinkedIn tem crescido vertiginosamente e modificado o modo
como as pessoas se comportam e interagem com as empresas. “As redes sociais trazem
diversas vantagens, como o aumento da visibilidade, velocidade de disseminação,
novas plataformas de conteúdo e interatividade com o público. Todas essas
características trazem um potencial bastante grande a ser explorado nas mídias
sociais para a promoção e relacionamento. É preciso saber aproveitá-los”, disse
a palestrante.
A especialista destacou, ainda, a mudança “na natureza dos
relacionamentos” provocada pelas mídias sociais. “Antes das redes sociais
online, as pessoas tinham acesso a informações limitadas. Com a disseminação
das redes sociais pela internet, pela primeira vez, qualquer pessoa pode se
expressar e se expor livremente. Todos estão em contato com todos. No entanto,
apesar de o relacionamento ter se ampliado e ter se aprofundado em alguns
sentidos, por outro lado, esses relacionamentos são mediados por plataformas
virtuais. Isso muda a natureza dos relacionamentos”, afirmou.
Entre os presentes estavam a diretora-presidente da Prodemge,
Isabel Pereira de Souza; o subsecretário de Estado de Comunicação Social,
da Secretaria de
Estado de Governo (Segov), Nestor Francisco de Oliveira; o
subsecretário da Juventude daSecretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej),
Gabriel Azevedo; entre outros dirigentes, servidores, empresários, estudantes,
técnicos em tecnologia da informação e representantes de entidades de classe.
A palestrante
Martha Gabriel é diretora de tecnologia da New Media Developers. Coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação e do curso de MBA em Marketing na Era Digital da Trevisan Escola de Negócios, em São Paulo. Graduada em engenharia, pós-graduada em marketing e design, mestre e doutoranda em artes (ECA/USP).
É keynote internacional, com 50 palestras no exterior e possui três prêmios de melhor palestra nos Estados Unidos, tendo ministrado apresentações também na Europa e na Ásia. É colunista do IDGNow! e do Portal Cidade Marketing, já tendo conquistado 11 prêmios iBest.
Martha Gabriel é autora de quatro livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“. É a entrevistada da última edição da revista Fonte (http://www.prodemge.mg.gov.br/revista-fonte), editada pela Prodemge.
A palestrante
Martha Gabriel é diretora de tecnologia da New Media Developers. Coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação e do curso de MBA em Marketing na Era Digital da Trevisan Escola de Negócios, em São Paulo. Graduada em engenharia, pós-graduada em marketing e design, mestre e doutoranda em artes (ECA/USP).
É keynote internacional, com 50 palestras no exterior e possui três prêmios de melhor palestra nos Estados Unidos, tendo ministrado apresentações também na Europa e na Ásia. É colunista do IDGNow! e do Portal Cidade Marketing, já tendo conquistado 11 prêmios iBest.
Martha Gabriel é autora de quatro livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“. É a entrevistada da última edição da revista Fonte (http://www.prodemge.mg.gov.br/revista-fonte), editada pela Prodemge.
A palestrante
Martha Gabriel é diretora de tecnologia da New Media Developers. Coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação e do curso de MBA em Marketing na Era Digital da Trevisan Escola de Negócios, em São Paulo. Graduada em engenharia, pós-graduada em marketing e design, mestre e doutoranda em artes (ECA/USP).
Fonte: Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário