sexta-feira, 30 de março de 2012

Povo do Vale propõe fechar rodovia, cobrando asfalto na BR 367


“BR 367 : Eu quero asfalto” pega fogo na internet
Página no facebook já tem 500 participantes em dois dias
Fechar a ponte sobre o rio Jequitinhonha, em Itaobim, no cruzamento  da BR 367 com a BR 116, é a proposta mais ousada para chamar a atenção do Brasil
Ponte sobre o rio Capivari, a 1 km da cidade de Chapada do Norte, no Médio Jequitinhonha. Protesto do povo do lugar, ironizando o perigo de morte em ponte de madeira.
Campanha de asfalto da BR 367 vem contaminando todo o povo do Vale do Jequitinhonha conectado ao mundo digital. Em apenas dois dias, a página do Facebook batizada no dia 28.03, quarta-feira, com o nome de  “BR 367 : Eu quero asfalto” já tem a adesão de 500 internautas.

São registrados profundos debates sobre esta chaga que vem corroendo e travando o desenvolvimento regional do Vale. A reivindicação é de pavimentação dos trechos de Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo- Virgem da Lapa, de 63 quilômetros, no Médio Jequitinhonha; e de Almenara-Jacinto-Salto da Divisa-Itagimirim(BA), com 62 quilômetros,no Baixo Jequitinhonha.

Os dois governos – estadual e federal – têm sido omissos e vem enrolando o povo da região.

Quando a rodovia esteve sob comando do governo estadual ele nada fez. A não ser no governo Newton Cardoso, 1987-1990. O asfalto saiu de Diamantina, passando por Couto Magalhães, cortando o chapadão, “a Definitiva”, nos municípios de Diamantina, Carbonita, indo até as cidades de Turmalina, e parando em Minas Novas.

Neste mesmo período, outro trecho foi asfaltado, entre Itaobim-Jequitinhonha-Almenara.

O Governo Hélio Garcia (1991-1995) construiu pequeno trecho, de 38 quilômetros,  entre Virgem da Lapa e Araçuaí.

Estes trechos foram pavimentados com repasses do Governo Federal.
Por mais de 10 anos, nada foi feito. 

De 2003-2006, o DER/MG ainda estava responsável pela rodovia. Em 2003, com a intervenção do deputado federal Carlos Mota, o então Ministro dos Transportes, Anderson Adauto, esteve em Minas Novas,  e garantiu a liberação  de recursos do Governo Federal. Repassou ao DER-MG, que repassou à empreiteira Minas Sul, dona do contrato, que realizou apenas 7 quilômetros entre Minas Novas e Chapada do Norte. 

Este contrato antigo, desde 1989, engoliu milhões de reais em dividendos administrativos.  A ponte sobre o rio Fanado, na cidade de Minas Novas, sem o aterramento de suas extremidades, mostra o descaso com a rodovia e região.
Os recursos liberados dariam para fazer cerca de 50 km de asfalto. Mas, apenas 7 foram realizados. 
Ponte sobre o rio Fanado, em Minas Novas. Falta apenas o aterro nas cabeças da ponte para entrar em funcionamento. Construção concluída em 2006. Um retrato do desrespeito dos Governos com o Vale. 
Houve uma confusão danada, com o governo federal cobrando do estadual os investimentos na rodovia federal, dinheiro que havia sido repassado ainda no governo de Itamar Franco (1999-2002), mas não aplicado. Itamar Franco havia gasto os recursos pagando o 13º dos servidores, em 2002.

Depois da má administração dos recursos e o contrato da Minas Sul, o DNIT pegou a BR de volta. Mas, no dia 05.05.2010, negociou com o DER e assinou um Protocolo de cooperação técnica. O DER faria a administração da BR 367. Receberia R$ 7,2 milhões para abrir edital e pagar a elaboração do projeto, além da publicação do edital de construção da obra.

Um ano depois, em abril de 2011, o DER não tinha andado um metro. O DNIT pegou a BR 367 de volta. Mas, também nada fez até o momento. Fica prometendo que o Edital será publicado no próximo mês.

Várias audiências já foram feitas com prefeitos e deputados, no Ministério dos Transportes, em Brasília. Todo mês aparece um deputado ou prefeito anunciando que desta vez vai. Mas, nunca sai, nem vem.

O resultado é buraqueira, pontes de madeira furando pneus e causando os mais diversos tipos de acidentes. Na época das chuvas, é uma lamaceira que ninguém consegue passar.
Passagem sobre o ribeirão de Gangorras, a 7 km da cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha.
O povo avisa: vai fechar a ponte em Itaobim
Na internet, cidadãos de todo o Vale do Jequitinhonha, morando na região ou não, mostram sua indignação, travando debates sobre as soluções para resolver tremendo descaso. São publicados documentos, post, reportagens, fotos, desabafos, vídeos e proposto soluções para a pavimentação desta importante BR que corta todo o Vale do Jequitinhonha.

O povo quer resolver as coisas à sua maneira. Já está cansado de representantes políticos e técnicos fazerem jogos de cena e nada sai.

A proposta mais ousada é a de fechamento da ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR 116 no entroncamento com a BR 367, na cidade de Itaobim, no Médio Jequitinhonha. 

A data já foi indicada. Na última semana de julho, durante o 30º Festivale – Festival de Cultura Popular que se realizará neste ano na cidade da manga.

Pretende-se chamar a atenção do Brasil, das autoridades, dos nossos representantes políticos – que pouco tem nos representado -, do governo federal e, principalmente, do povo do Jequitinhonha, mostrando que, sem luta, nada virá de mão beijada.  

Esta proposta já foi veiculada aqui neste Blog. Na página do face book “BR 367 : Eu quero asfalto” foi registrada por Vilmar Oliveira, fotógrafo, agente cultural e promotor de eventos, natural de Medina, e radicado em Belo Horizonte.

E tem tido a adesão de muitos internautas. Agora, darão o próximo passo na articulação do grande movimento.

4 comentários:

Agildo Matos disse...

A BR que cruza com a 367 em Itaobim é a 116.

Álbano Silveira Machado disse...

Obrigado, Agildo!
Já corrigi.
A nossa "Rio-Bahia" é realmente BR 116.
Olha a falta que um revisor faz.

Vigia disse...

O problema do asfaltamento desse trecho de Minas Novas as virgem da lapa foi que, quando descobriram que iam sair o asfalto na Br 367, em 2004, Logo, Tiraram o nome dela que era aqui em Acaua, e mudaram pra ai, visando receber o asfalto.
Conclusao: O governo federal nao asfaltou ai, que era BR,
e o Governo de Minas , Asfaltou aqui, que é MG677.
Entao muitas vezes, nao podemos colocar o carro na frente dos bois, Pois tudo tem seu tempo certo.

Mário Sampaio disse...

Concordo com o Vigia, me lembro deste acontecimento,achavam que o asfalto lá por acaua ia beneficiar poucas cidades.naquela epoca asfalto em rodovias era acontecimento dificil, mudou a BR367 para Minas Novas, Berilo, virgem da lapa, só que nao contavam com este acontecimento do proacesso anos mais tarde.acontecimento que foi bom para josé goncalves, Leme do Prado e acaua..

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