quinta-feira, 29 de março de 2012

Operação especial de fiscalização tem foco em mineração e desmatamento


Operação especial de fiscalização tem foco em mineração e desmatamento

Começou nessa segunda-feira (26.03) a operação especial de fiscalização Alto Rio das Velhas, com foco em atividades minerárias e pontos de supressão vegetal identificados ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. 
De 26 a 30 de março, técnicos da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental (Sucfis) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), com apoio operacional da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), fiscalizarão empreendimentos nos municípios de Caeté, Sabará, Nova Lima, Itabirito e Ouro Preto. 
“O objetivo da operação é coibir irregularidades em atividades minerarias, principalmente no que se refere aos sistemas de controle como a emissão de particulados e o lançamento de efluentes”, disse o diretor de fiscalização de recursos hídricos atmosféricos e do solo da Semad, Marcelo da Fonseca.
Por meio de sobrevoo anterior à operação foram identificados focos de supressão vegetal e atividades minerarias, bem como processo de assoreamento em alguns corpos d´água. Durante toda a semana, cinco equipes formadas por técnicos e policiais militares percorrerão 29 pontos considerados prioritários durante o planejamento da operação. Além dos sistemas de controle, serão observados também se os empreendimentos estão atuando dentro dos padrões ambientais e se estão devidamente regularizados.
Fonte: Agência Minas
Comentário:
O Governo sempre tem atividades como esta na região Central de Minas. Mas, na região do Jequitinhonha não se tem notícia.
Uma draga está no rio Araçuaí, no município de Berilo, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, desde outubro de 2011, dizendo-se fazer pesquisa, mas a população desconfia de exploração de ouro, com o uso de mercúrio.
Várias explorações minerais se encontram ilegalmente em outros municípios da microrregião, mas os órgãos fiscalizadores do Estado fazem vista grossa. Quando tiver um desastre ambiental de grande impacto eles aparecem. Aí, pode ser tarde demais, com o sacrifício de muitas vidas.

Um comentário:

Maria do Rosario Sampaio disse...

Pois é,Banu.Fiquei pensando nisso: fiscalizam Minas ao Sul e a do Norte fica às moscas,né? Imagina quando o projeto de mineração de Janaúba e Unai estiver em pleno funcionamento? Será o caos.

Postar um comentário