domingo, 18 de março de 2012

Movimento popular quer instalação de campus da UFVJM este ano

"Movimento A UFVJM é nossa!" quer instalação de campus já!
Audiência no MEC reivindica instalação de campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara ainda este ano



 O Movimento “A UFVJM é nossa!” quer a instalação de campus da Nossa Universidade em Capelinha, Araçuaí e Almenara, o mais rápido possível. Esta é a posição dos membros do Movimento: os coordenadores regionais  Álbano Silveira Machado e Maria do Rosário Sampaio (Fundacentro/MG,DO/PPGSS-UERG) e coordenadoras locais Zinelma Calheiros, de Almenara; Martha Sampaio, de Capelinha, e Nádia Paulino, de Araçuaí. Para isso, está agendada uma audiência no Ministério da Educação, nesta quarta-feira, 21.03, em Brasília.

A audiência é exclusiva e terá a participação de lideranças do Movimento das cidades escolhidas como sede de campus: Capelinha, Araçuaí e Almenara. Nenhum representante político foi convidado. O Movimento apresentará a concepção de campus, a viabilidade de início de execução do projeto ainda este ano, com as sedes de campus sendo iniciadas em um mesmo período.

A proposta é que no próximo mês haja Seminários ou Audiências Públicas na região, nas três cidades - Capelinha, Araçuaí e Almenara-, para debater quais cursos seriam criados e as indicações técnicas para construção da infra-estrutura.

Depois da aprovação pelo Conselho Universitário da UFVJM, nesta sexta-feira, o próximo passo é a Reitoria fazer visitas às cidades escolhidas e realizar uma avaliação técnica dos terrenos já disponibilizados para serem doados. Os terrenos terão de 20 a 100 hectares, dependendo dos cursos a serem instalados.

O Movimento quer pressionar o MEC para disponibilizar os recursos necessários para a estrutura física, cerca de R$ 12 milhões para cada campus, e a disponibilização de 260 professores e técnico-administrativos para trabalharem nas novas unidades de ensino a serem criadas.

Um comentário:

Hélio Silva disse...

vou arrumar as malas, quero ir a Brasilia e ponto final... Também faço parte do movimento!

Postar um comentário