domingo, 25 de março de 2012

Voz do Jequitinhonha,por Rubinho do Vale

Voz do Jequitinhonha


Rubinho do Vale

Vi muita gente subir
Vi muita gente descer
Metade de um povo pedir
E um povo inteiro a sofrer
Hoje eu canto pra não chorar
Tô cansado de esperar
Vi muita gente chegar
Vi muita gente partir
Trazendo nada de lá
Levando as coisas daqui
Dizendo pro meu pessoal
Essa terra já virou teima
De dia tá no jornal e
De noite tá no cinema
Povo vivendo de teima
Povo teimoso...
Povo que vem lá de fora
Trazendo a sabedoria
Avisa lá que aqui chora
Vivendo e vendo agonia
Não querendo levar meu pranto
marcando a fotografia
Leva contigo meu canto
De dor com minha rebeldia
Este rio que hoje é calmo
Ainda vai te assustar um dia
Vale velho, vidro, verde fosco, vai brilhar
Brilha terra filha e mãe, dona desse cantar
Brilha, brilha, brilha filha, quero te ver brilhar
Brilha, brilha, brilha terra, pra me alumiar..

Esta música de Rubinho do Vale, de 1980,  foi um grito de denúncia da exploração e desrespeito com o povo do Vale do Jequitinhonha. Foi e é um dos maiores cantos que contribuiu com o sentimento de pertencimento das gentes da nossa região.
O Movimento A UFVJM é nossa! que sacudiu a região nos últimos nove meses,com mais de 30 mil pessoas nas ruas, reconhece isso. 
Escute Rubinho e Titane apresentando o ABC do Amor, clicando aqui: http://www.rubinhodovale.com.br/videos .
Aproveite e veja outros videos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário