domingo, 18 de março de 2012

Expansão da UFVJM foi destaque da mídia

Mídia repercute criação dos novos campi
da UFVJM para dentro do Vale
A expansão da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com a criação de campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara, aprovada pelo Conselho Universitário, nesta sexta-feira, 16.03, foi destaque em toda a mída de Minas Gerais. No jornal da Itatiaia, na Rádio Aranãs e Jornal Acontece, de Capelinha; na Rádio Vale e TV Araçuaí, de Araçuaí; nos jornais e sites de Almenara; nos  jornais Hoje em Dia e O Tempo.
Leia a reportagem publicada no jornal Esatdo de Minas, neste sábado, 17.03:

"O Conselho da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) aprovou ontem a construção de câmpus nas cidades de Capelinha, Araçuaí, Almenara e Nanuque. A decisão integra o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da universidade para os próximos quatro anos e não assegura a expansão para essas cidades, nem mesmo a criação de quatro unidades. A palavra final é do Ministério da Educação (MEC), pasta à qual a universidade está subordinada, inclusive financeiramente. O aporte financeiro ainda não foi estimado. Apesar disso, a decisão é uma vitória para a comunidade da região que desde o ano passado se mobilizou para pressionar o governo a liberar a construção dos câmpus, depois que o conselho aprovou a instalação de duas unidades da universidade nas cidades de Unaí, Região Noroeste, e Janaúba, no Norte de Minas.

As unidades fora dos vales foram oferecidas pelo MEC, o que gerou uma onda de protestos nas redes sociais e nas ruas, mobilizando prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais. A Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública em Diamantina, sede da universidade, para tratar do assunto.

A mobilização inicial era para não deixar a expansão acontecer fora do Jequitinhonha e do Mucuri. Para abrigar as novas unidades chegou a ser cogitada, pela reitoria da universidade, a mudança do nome da instituição para Juscelino Kubitschek, o que aumentou ainda mais a polêmica em torno da expansão para Unaí e Janaúba, anunciada pela presidente Dilma Rousseff em agosto do ano passado. A expectativa é de que a presidente anuncie novas ampliações das universidades federais em todo o Brasil em abril ou maio. A data oficial não foi confirmada.

Critérios técnicos Segundo informações da UFVJM, as cidades foram escolhidas pelos representantes do conselho com base em critérios técnicos definidos a partir de regras do MEC. Foram analisados, entre outros aspectos, a população atendida em um raio de 150 quilômetros da unidade, a existência de pelo menos 200 mil habitantes em um raio de 75 quilômetros, o Produto Interno Bruto e a renda per capita, incidência de pobreza, número de médicos, leitos hospitalares e bancos, aeroporto mais próximo, estação de tratamento de água e esgoto e existência de terreno a ser doado pela prefeitura para a construção dos câmpus . Além das cidades escolhidas também estavam no páreo Itamarandiba, Minas Novas, Itaobim e Jequitinhonha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário