terça-feira, 13 de março de 2012

CONSU define cidades-sede de campus da UFVJM



CONSU define cidades-sede de campus da UFVJM
Nesta sexta-feira, Conselho Universitário analisa parecer
da Comissão Técnica e indica expansão no Vale

O CONSU – Conselho Universitário da UFVJM - Universidade Federal dos Vales se reúne, extraordinariamente, nesta sexta-feira, 16.03, em Diamantina, no Campus JK.

Após estudos técnicos e geopolíticos de sete cidades candidatas, uma 
Comissão elaborou um Relatório Técnico e um Parecer Final.

O CONSU – Conselho Universitário da UFVJM, composto por 43 membros, com representantes de professores, técnico-administrativos e estudantes, além de um representante da comunidade do Vale, se reunirá para apreciar os documentos técnicos e votar a sua decisão.

Todos os Conselheiros receberam os documentos, nesta segunda-feira, 12.03, e debate com seus representados qual a posição tomar.  A definição será por critérios técnicos de infra-estrutura, densidade populacional urbana e regional, densidade educacional, vias de acesso a cidades vizinhas,  eqüidistância de um campus a outro.

As cidades candidatas são as seguintes: no Alto Jequitinhonha, disputam Capelinha, Itamarandiba e Minas Novas. No Médio Jequitinhonha, Araçuaí e Itaobim. No Baixo Jequitinhonha, Almenara e Jequitinhonha. Serão três cidades do Vale do Jequitinhonha, sendo uma em cada microrregião.

Os estudos realizados pela Comissão Técnica indicam as diferenças entre uma e outra, apontando claramente para as cidades-polo de cada microrregião.
Todas as cidades tiveram a chance de apresentação de suas propostas, nos meses de dezembro e janeiro.

A Comissão propõe em seu parecer que seja incluída como meta no PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional - 2012 – 2016, além dos três campus no Vale do Jequitinhonha, um quarto campus no Vale do Mucuri, na cidade de Nanuque.

A Comissão constituída pelo Conselho Universitário, portaria no. 1.725 de 17/11/11, para elaboração de estudo técnico para definição de possíveis locais de implantação dos futuros campi da UFVJM é formada por Prof. Joerley Moreira, Profa. Rosana Passos Cambraia, T.A. Bruno da Silva Gonçalves, T.A. Marden Inácio Léles, T.A. Wellington Costa Oliveira, Sr. José Nelson Pereira dos Santos e Acadêmico Petrus Alves.

Na reunião do CONSU, de fevereiro, ficou definido pelo Plenário que poderiam ser credenciados até 35 representantes dos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo um para cada localidade,para participarem desta reunião extraordinária.
Somente as Prefeituras Municipais poderiam credenciar. Os assistentes não terão a palavra franqueada. Somente os conselheiros falarão durante a reunião.

3 comentários:

Gino Pedro disse...

Uma grande conquista para o VALE. Nós do movimento "A UFVJM É NOSSA" nos sentimos honrados e agradecemos a sensibilidade da reitoria da UFVJM em nos ouvir, agradecemos aos articuladores políticos que lutaram por esta conquista, agradecemos ao MEC e ao Ministro Mercadante por ter colocado este assunto na pauta educacional do país. E, acima de tudo e além de tudo, um grande e caloroso abraço aos jovens e futuros doutores do Vale, que brevemente terão sua Universidade, seja lá onde for...mas que seja aqui, no VALE. Aqui, nesta terra antes esquecida aflorou o MOVIMENTO A UFVJM É NOSSA....aos companheiros de luta, é bom lembrar que faz 09 meses que tudo começou. Foi uma gestação cheia de altos e baixos, náuseas e incômodos, como outra qualquer...Mas alternando entre impaciência e sabedoria, estaremos brevemente conhecendo o fruto dessa relação entre o sonho e realidade...o desabrochar da oportunidade de ter nosso CAMPI. Mas não ficará por aí, muitas batalhas virão, e deveremos estar unidos, pois este é apenas o nascimento. Após isso devemos vencer mais lutas, nos preparar para ver nossa Universidade crescer e fazer o futuro da nossa região com seu próprio futuro. No mais, a mãe da criança, nossa presidenta DILMA estará brevemente anunciando tal expansão...e o pai...ah.....o pai da criança é todo o povo guerreiro do VALE DO JEQUITINHONHA.

HIGINO PEDRO
ARAÇUAI-MG

BLOG PROFESSOR IVO GUEDES disse...

É isso ai e o povo do vale tem que começa a se organizar para cobrar outros investimentos, principalmente de seus representantes municipais, basta a opressão e a covardia, organização e mobilização para conseguirmos melhorias para nosso povo...
Ivo Guedes
Chapada do NOrte-MG

Unknown disse...

Um capus universitario federal no baixo vale do jequitinhonha, historicamente esquecido pelo poder publico, alavancará a região como nunca se viu. Fiquei bastante feliz com esta informação, espero que Almenara receba a universidade.

Postar um comentário