domingo, 18 de março de 2012

Viva a Nossa UFVJM!
Rubinho do Vale
Parabéns aos amigos do Jequitinhonha e Mucuri que lutaram pela UFVJM. Vocês foram guerreiros, muitos, muitos jovens do Jequitinhonha e Mucuri, brevemente e sempre serão beneficiados pela bravura dos senhores. A criatividade e garra do povo dessas duas regiões são capazes de mudar situações difíceis. 

Estas duas regiões juntas formam um território maior que alguns estados do Brasil eaté alguns países, será que os filhos dessa terra terão sempre que sair para concluírem os estudos?



Estes Vales sonhavam e sonham com uma Universidade Federal que permita a formação de seres humanos críticos, capazes de pensar um desenvolvimento sustentável, que respeite a natureza, a cultura local e as tradições; que incentive a mais moderna tecnologia mas respeite a diversidade e os saberes do povo; que abra suas portas para os valores artísticos e intelectuais da região, que permita o crescimento da autoestima dos filhos dessa terra.


A Universidade foi um centro irradiador dos pensamentos libertários, foi palco dos Festivais que permitiram o surgimento de grandes artistas. Eles nos mostraram um Brasil que desconhecíamos. 
Tomara que seja assim a UFVJM!


Que ela não embarque nos novos estilos musicais ditos universitários ou nessa alienação provocada por micaretas que além de massacrarem nossa cultura, levarem crianças para a sexualidade precoce. Ainda levam muito do pouco dinheiro dos nossos pobres e pequenos municípios para ajudar o desenvolvimento, a construção e gerar empregos em Salvador, sustentar as farras caríssimas de bandas que não contribuem com o desenvolvimento cultural do Brasil e muito menos da nossa região.


O Vale do Jequitinhonha é hoje respeitado pela sua cultura, música, literatura, artesanato, folclore. Tomara que a UFVMJ leve em consideração as ricas peculiaridades da região. Sendo assim, será ainda mais uma grande Universidade do Brasil.

Meus amigos, eu agradeço a vocês pela luta e coragem, pelas reuniões que participaram nos defendendo. Sei que muita gente agradece, que esses dois Vales soltam foguetes em homenagem a vocês.

É simbólica, prática e promissora essa vitória.

Viva a Nossa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Rubinho do Vale é  de Rubim, do Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas. Cantor, compositor e agitador cultural do Vale do Jequitinhonha. Toda a sua obra defende a cultura popular e especificamente fala do Vale, denunciando a opressão e a bravura, resistência e alegria dos oprimidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário