sábado, 3 de março de 2012


Deputado Federal Reginaldo

Lopes debate UFVJM em Itamarandiba

Na última sexta (24/02), em Itamarandiba no Alto Jequitinhonha, audiência da Comissão "Vale + Educação", com a presença do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT), voltou a lotar o plenário da Câmara Municipal da cidade. 

Na pauta da reunião, o movimento no Jequitinhonha pela implantação dos três campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. De acordo com o parlamentar, o processo de elaboração do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) foi equivocado, vez que o apontamento de cidades acabou por gerar discussões desnecessárias que levou à divisão das cidades e seus movimentos, assim como a própria divisão dos políticos e, por isso, teria perdido a legitimidade.
Adiante, abordou a maneira com que os movimentos criticaram a decisão da expansão da UFVJM para outras regiões, decisão essa motivada politicamente por questões geográficas-explicou e, ainda, reprovou a idéia de tomar o Reitor Dr. Pedro Ângelo como se adversário fosse ao invés de tê-lo como liderança para aglutinação de idéias e propostas para a unificação. 
 
O parlamentar frisou ainda que não está a fazer nenhuma disputa política para cidade "a" ou "b", mas que defende uma proposta conciliadora e acredita que o governo encontrará uma solução fácil a partir da adoção da proposta de implantação de Institutos Federais, e conseguinte ampliação do número de cursos ofertados, nas cidades que não forem contempladas com Campus da UFVJM. 

O deputado Reginaldo Lopes ressaltou,também, que fez uma proposta para o Ministro da Educação Sr. Aluízio Mercadante, bem como para o Reitor, no intuito de garantir a unidade politica na ação e evitar conflitos. 

A proposta prevê a criação de três campi assim divididos: um Campus na área das Ciências Humanas, um segundo na área das Ciências Aplicadas e um terceiro Campus na área das Engenharias; sendo que cada unidade contaria com cinco cursos. Assim, poder-se-ia implementar os três campi em diferentes regiões, além da liberação de 260 professores e 245 técnicos administrativos. 

Na audiência, além da população que compareceu em peso, também estiveram presentes os membros da Comissão Vale + Educação, os vereadores Gabriel, José Paulo e Itamar e o Vice-Prefeito da cidade, Sr. Ângelo (PT). Ainda na audiência, o Vice-Prefeito Sr. Ângelo (PT) reiterou a necessidade de o município ser contemplado com a implatanção do Campus da UFVJM, sendo essa a expectativa de mais 17 municípios da região que se uniram ao município em manifestação de apoio. Já no próximo dia 16 de março será decidido as cidades que entrarão no PDI.

O leitor poderá acessar alguns trechos da Audiência em Itamarandiba, clicando no link abaixo.
Ao clicar, o leitor será redirecionado para canal no You Tube:
 
btn cliqueaqui  Deputado Federal Reginaldo Lopes fala sobre a UFVJM no plenário de Itamarandiba 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário