Bacia do Jequitinhonha e BR-367 foram o foco do Seminário em Brasília
Parlamentares e entidades discutem o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
A revitalização da Bacia dos Rios Jequitinhonha e Mucuri e a pavimentação da rodovia BR-367 foram as principais reivindicações dos participantes do 2º Seminário sobre o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri o Nordeste de Minas para o Brasil, realizado em Brasília.Parlamentares e entidades discutem o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
O deputado Luiz Henrique participou do evento, promovido pela Comissão de Legislação Participativa – CLP da Câmara Federal, a pedido dos deputados Leonardo Monteiro, Ademir Camilo e Fábio Ramalho, que reuniu parlamentares de Minas Gerais, prefeitos e associações dos vales para debater uma agenda de desenvolvimento sustentável com inclusão social para a região.
Luiz Henrique lembrou que a região era mais conhecida pelos “causos” do que pelas causas e falou sobre a constituição da Bancada do Jequitinhonha e Mucuri na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da qual é coordenador, que já está atuando em defesa dos vales. “Já enviamos requerimento à Presidência da República e ao Ministério da Integração Nacional solicitando a inclusão do Vale do Jequitinhonha na área de atuação da Codevasf e criamos a Frente Parlamentar em defesa da BR-367. Estamos atuando em conjunto, em uma luta apartidária, em defesa dos vales”, afirmou.
O deputado se juntou ao grupo de parlamentares federais que cobram o término das obras de pavimentação da BR-367 e passou a integrar a Comissão Pró-367 formada também por prefeitos, Universidades e Associações Comunitárias para acompanhar de perto a questão. “A rodovia atravessa cidades como Araçuaí, Itaobim, Minas Novas, Jequitinhonha, Almenara, Jacinto, Salto da Divisa e Virgem da Lapa e também passa por Porto Seguro, no litoral sul da Bahia e sua conclusão será determinante para o desenvolvimento da região”, concluiu.
Comissão aprova inclusão do Jequitinhonha na área da Codevasf
Uma notícia que pode ser comemorada é a aprovação, pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, da Câmara, da ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que poderá abranger os municípios mineiros situados nas regiões do Alto Rio Pardo e do Vale do Jequitinhonha.
O Projeto de Lei 41/11 dos deputados federais mineiros Toninho Pinheiro, José Humberto Márcio Reinaldo Moreira, Dimas Fabiano, Zé Silva, Miguel Corrêa e Carlaile Pedrosa, inclui o Vale do Jequitinhonha na área de atuação da companhia, e tramita apensado ao PL1479/11 do deputado Weliton Prado, que insere os municípios do Alto Rio Pardo. O parecer favorável do relator, Taumaturgo Lima, engloba as duas propostas e afirma que as medidas são justas, considerando o IDH destas regiões e os problemas de abastecimento de água enfrentados por elas.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Deputado Estadual Luiz Henrique, com colaboração do Rogério Adriano, e publicação do Passadiço Virtual.
Comentário; quando deputados debatem revitalização de rios sem representantes do meio ambiente ou entidades dos movimentos sociais pode esperar a proposta de construção de barragens, mas nada de tirar os bois das ilhas e matas ciliares.
Será que em nenhum momento foi debatido a questão da criação de campus da UFVJM em Unaí e Janaúba? Ou este tema mexeria com os nervos de alguns deputados pais da criança?
Aguardem a decisão do CONSU - Conselho Universitário , no dia 7 de outubro.
Quem pariu Mateus, que o embale!
Um comentário:
Mas quando será que irão iniciar as obras da Br 367? acho que deveriam iniciar para já mandar o mais depressa possivél as maquinas para os trechos faltantes, pq é um absurdo estes trechos que nem tão longos são ficar tanto tempo esperando para serem concluídos, e com isto o trecho que vai do entroncamento de José Gonçalves de Minas até virgem da lapa que é de obrigação do governo do estado vai ficando sem terminar também,acho que o governo do estado não termina este trecho pra forçar o governo federal terminar a Br367 que passa por cidades, Chapada, berilo, com este outro trecho ficando terminado,pode a Br367 cair de vez no esquecimento...
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