BR 367 : uma vergonha para o Governo Lula, FHC, Itamar...
Pavimentação da rodovia federal pode integrar todo o Vale do Jequitinhonha.
A BR 367 é uma vergonha do Governo Federal, do Governo Lula, do FHC, do Itamar, e de todos os que não enxergam nem se sensibilizam com uma rodovia federal fundamental para a economia nacional e para a vida de quase um milhão de pessoas de uma das regiões mais pobres do país, o Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas.
Foto: Br 367 - Ponte sobre o rio Jacinto, no Baixo Jequitinhonha
A BR 367 liga o sul da Bahia, Porto Seguro/Eunápolis, à região Central de Minas. No meio do caminho tem o Vale do Jequitinhonha, com a rodovia cruzando cidades como Salto da Divisa, Jacinto, Almenara, Jequitinhonha, Itaobim (BR 116), Itinga, Araçuaí, Virgem da Lapa, Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina, Couto Magalhães de Minas, Diamantina e Gouvea, chegando até a BR 259, perto de Curvelo.
A 367 liga dois Patrimônios Culturais da Humanidade, Porto Seguro e Diamantina, as duas pontas do Vale do Jequitinhonha.
Protestos, abaixo-assinados, broncas...
Na ponta baianeira – divisa de Minas com a Bahia-, não há asfalto. Buracos formam crateras em épocas de chuvas, carros atolados na lama e no desprezo do Governo Federal. Este trecho – Almenara-Jacinto-Salto da Divisa-Itajimirim(BA) – vem sendo motivos de protestos dos moradores do Baixo Jequitinhonha: fecharam a rodovia, chancelaram abaixo-assinados, votaram em jegue, xingaram autoridades, fizeram caravanas em Brasília, participaram de audiências nos gabinetes e nas praças, protestaram em passeatas, reuniões e debates. Nada disso adiantou.
Perigo à vista: é a lama, é a lama
No Médio Jequitinhonha, no coração do Vale, entre Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas, o movimento do ir e vir, direito de todo cidadão brasileiro, é desrespeitado. Agora, no início das chuvas, este trecho está isolado. Veículos estão atolados pela rodovia afora, pontes de madeira podre e pregos arrebitados furam pneus e o bolso dos proprietários. Ninguém move processos contra o DNIT, responsável pela rodovia, por não acreditar em indenização. O perigo ronda a vida de quem passa por este pedaço de mau caminho. Caminho péssimo, aliás.
A empresa responsável pela manutenção terceirizada da BR não dá conta do riscado, nem a Vale do Rio Doce daria. A não ser que construísse o asfalto, obra mais importante que a ponte que construiu na cidade de Itinga. Serviria a uma região inteira, desaguando boa parte dos movimentos de veículos das BR 116, BR 101 e BR 251.
Promessas de Lula
No dia 11 de janeiro de 2003, em visita à Itinga, Lula prometeu construir a ponte sobre o rio Jequitinhonha, agindo com o coração. Ele que sempre pensou política no atacado errou feio realizando o varejo. O povo que estava lá para vê-lo esperava o anúncio do seu compromisso em asfaltar o que restava da BR 367. Foi uma decepção. É claro que o povo de Itinga gostou do benefício direto pra ele.
A ponte de Itinga saiu em um ano. Queremos que o coração do Presidente Lula bata forte pelo Vele do Jequitinhonha inteiro, mandando asfaltar o que resta da BR 367. Ô Presidente Lula, aja com a intuição e inteligência que o projetou como um dos maiores estadistas do mundo e mande asfaltar a 367.
Audiências em Brasília
Várias audiências aconteceram de 2003 até 2009, com o então Ministro Ânderson Adauto - que esteve em Minas Novas, em 2004-, e o atual Alfredo Nascimento, como também com o ex-Ministro José Dirceu. O vice-presidente José Alencar também foi envolvido na questão e procurou se empenhar. Diversas reuniões e audiências aconteceram no DNIT, em Belo Horizonte, e em Brasília.
Em 17 de abril deste ano, os prefeitos Dim Martins, de Virgem da Lapa; Lázaro Pereira Neves, de Berilo; Teco Soares, de Chapada do Norte; e Zé Henrique, de Minas Novas, estiveram com a Ministra Dilma Roussef, em audiência, em Belo Horizonte. Foi-lhe apresentado o drama da estagnação econômica da região e seu principal gargalo: a BR 367.
Eu estava presente e ouvi da boca da Ministra:
“Prefeitos, vocês não vão se decepcionar comigo”.
Sete meses depois os prefeitos não entenderam a mensagem da Ministra Dilma. Esperam não ficar decepcionados.
O vice-líder do Governo Lula, no Congresso Nacional, Deputado Federal Gilmar Machado (PT-MG), esteve nos dias últimos 9 a 12 de outubro, em cidades do Médio Jequitinhonha. Foi cobrado dele a inclusão no Orçamento de recursos para a pavimentação dos dois trechos faltantes – Salto da Divisa-Jacinto-Almenara e Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas, além de uma audiência com a Ministra Dilma, para reivindicar a colocação da BR 367 no PAC.
O deputado informou que uma das soluções era incluir a rodovia como obra de emergência, com decreto baixado pela Ministra. Esta decisão aceleraria o processo de início das obras, pois dispensaria a licitação e poderia adotar o projeto do DER-MG, que esteve em execução, de 2004 a 2006.
Se é assim, vamos criar um fato político para justificar a tal emergência: fechar a BR 367 no cruzamento com a Br 116, Rio-Bahia, em Itaobim. Uma hora de paralisação pode gerar 50 km de engarrafamento. Os caminhoneiros apóiam com certeza esta idéia. Esperamos que o povo do Jequitinhonha também.
3 comentários:
Somente com a união de todos os moradores do Vale do Jequitinhonha conseguiremos fazer com que essa região seja futuramente uma referência no estado e também no país. Somos referência no estado devido à nossa linda cultura e poderemos ser também referência em muitos outros setores.
Jairo (Dr em Ciências-USP)
Agora vai dar certo. Lula tem a faca e o queijo na mão, além de tudo conhece muito bem o trecho da BR 367. É só acreditar!
Com a conclusão da BR367 estara criado o percurso mais curto pras pessoas que queiram se dirigir de BH e cidades abaixo em direção ao belissimo litoral nordestino e se quiserem encurtar ainda mais este caminho, o governo de Minas pavimentar os trechos entre Senador modestino-Itamarandiba-capelinha, fazendo-se assim com que tenhamos ainda menos estrada a percorrer em direçao a Bahia.
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