segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

IX Encontro de comunicadores debateu novos caminhos para a comunicação no Vale

Foto: Débora Luiza - - Assessoria de Comunicação -9º ECVJ

O 9º Encontro dos Comunicadores do Vale do Jequitinhonha avaliou o que foi feito e, mais ainda, o que será. Apontou caminhos para a comunicação popular no Vale. Com a participação de mais de 100 jovens ativistas de comunicação, o evento aconteceu na cidade de Araçuaí, nos dias 17 e 18 de janeiro, sexta e sábado.



Foto: Débora Luiza - Assessoria de Comunicação -9º ECVJ

O evento ocorre todos os anos, desde 2012, em alguma cidade da região, envolvendo profissionais de rádio, TV, comunicadores populares, mídia impressa e online. Neste ano, o Encontro apresentou uma programação diferenciada, com painéis de debates e oficinas. Além disso, essa edição contou com uma novidade, que foram os concursos de cinema, jornalismo e fotografia. 
Raylson Magalhães, Mariana Dupim, Joana Tavares e Bruno Vieira debateram no painel "Comunicação Alternativa e Resistência". Foto: Débora Luiza - Assessoria de Comunicação -9º ECVJ

No dia 17 de janeiro, à tarde, o painel  “Comunicação Alternativa e Resistência” compôs a programação do dia. A discussão foi conduzida por Joana Tavares, do Jornal Brasil de Fato; Mariana Dupin, do Levante Popular da Juventude;  Raylson Magalhães, do Movimento dos Atingidos por Barragem, e Bruno Vieira, da Agência Notícias da Favela de Recife. 
Quadro-síntese do Painel 1 - "Comunicação Alternativa e Resistência". Foto: Banu.

Foram abordadas  diversas experiências de comunicação, além dos avanços e os desafios encontrados no fortalecimento da comunicação popular. 
Banu diz se sentir honrado em ser o homenageado na área do jornalismo. Foto: Lízian Martins.
Às 17 h, houve a premiação do concurso de jornalismo. Primeiramente, aconteceu a homenagem a Álbano Silveira Machado, do Blog do Banu, como contribuição pelo jornalismo de compromisso popular no Vale. Banu ficou muito emocionado, comprometendo-se se engajar ainda mais na construção da Rede dos Comunicadores do Vale. Logo após, foi divulgado o resultado do concurso de jornalismo com a escolha de três reportagens publicadas em 2019.

O I Prêmio de Jornalismo do Vale do Jequitinhonha teve os seguintes premiados: Nilmar Laje de Ipatinga, Herena Barcelos de Itinga e Guydion Augusto. Todas as publicações inscritas no Concurso serão publicadas no Blog do Banu.
Jane e Joseph dos Meninos de Araçuaí, Banu e Raphael do Carrielo Filmes no debate do painel "Mídias tradicionais, perspectivas de existência". Foto: Marcus Vinicius.

No dia 18, aconteceu o painel “Mídias Tradicionais – Perspectivas de Resistência”. Os debatedores foram Jane e Joseph, do Cinema Meninos de Araçuaí; Decanor Nunes e Pe. Rafael, da Rádio Santa Cruz de Jequitinhonha; Albano Machado, do Blog do Banu, e Raphael, da Carriello Filmes. 
Padre Rafael e Decanor Nunes da Rádio Santa Cruz de Jequitinhonha, Joseph e Jane dos Meninos de Araçuaí,  no debate do painel "Mídias tradicionais, perspectivas de existência". Foto: Marcus Vinicius.

Os debatedores apresentaram as formas de atuação da mídia específica em que atuam e as perspectivas da comunicação de compromisso com as lutas populares. Criticaram os meios de comunicação comercial que criminalizam os movimentos sociais e defendem os interesses do capital, desrespeitando os direitos dos trabalhadores.
Quadro-síntese dos debates do painel "Mídias Tradicionais, perspectivas de existência". Foto: Banu.
Ainda de manhã, o concurso de fotografia homenageou o fotógrafo Zé de Curto, que colaborou para eternizar momentos históricos de Araçuaí, como a enchente de 1979, que afetou o centro histórico da cidade e os desfiles cívicos do município. Zé de Curto agradeceu a lembrança e a homenagem que recebeu.

Lucas Martins, Zé de Curto e os premiados no Concurso de Fotografia: 
Jane de Araçuaí , Letícia de Capelinha e Decanor de Jequitinhonha. 
Foto: Débora Luiza - Assessoria de Comunicação -9º ECVJ

Na parte da tarde, o painel “Proposições para o futuro da  Rede dos Comunicadores do Vale” abordou os objetivos e prioridades de atuação da rede. A discussão foi conduzida pela Comissão Gestora composta por Will Nascimento, de Pedra Azul; Felipe Matos, de Jequitinhonha; Lucas Martins, de Araçuaí, e Felipe Cortez, de Taiobeiras. Eles apresentaram a atuação dos núcleos de comunicadores dessas cidades e também de Almenara, bem como, do trabalho que foi sendo desenvolvido em Diamantina, Itaobim e Rubim. 
No final, Joana Darck, de Itaobim, e Júlia Gomes, de Araçuaí, foram eleitas para compor a comissão gestora da Rede dos Comunicadores do Vale do Jequitinhonha. 
Equipe Gestora da Rede de Comunicadores do Vale: Felipe Martins, Will Nascimento, Felipe Matos, Joana Darck, Júlia Gomes e Felipe Cortez. Foto: Banu.
No debate sobre a realização do X Encontro de Comunicadores do Vale foram apresentadas as candidaturas de cidades-sede: Jequitinhonha e Diamantina. 
À noite, houve a premiação do concurso de cinema, que homenageou Schubert Magalhães, de Cachoeira do Pajeú. A cerimônia aconteceu no Cinema Meninos de Araçuaí. Nos dois dias do evento, as Noites Culturais foram animadas por apresentações de artistas de Araçuaí e região.
Durante os dois dias, foram ministradas oficinas de fotografia, produção artesanal, Marketing Digital, Podcast e Tecnologia para professores.
O 9º Encontro dos Comunicadores do Vale do Jequitinhonha foi uma realização da Rede dos Comunicadores do Vale do Jequitinhonha e da Prefeitura Municipal de Araçuaí, em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC); Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas (IFNMG), Cinema Meninos de Araçuaí, Centro dos Direitos das Criança e do Adolescente (CEDEDICA), Associação Comunitária e Infantil de Araçuaí (Associar); Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) e Pólo de Integração do Jequitinhonha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
O evento contou, ainda, com o apoio do mandato do Deputado Dr. Jean Freire, da Asa Leste, Zelo Imagem, Cabana Raízes e Flor e Cultura.


Fotos variadas: Débora Luiza, Marcus Vinicius, Lízian Martins e Banu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário