domingo, 12 de janeiro de 2020

Araçuaí: Sarau Bruta Flor abre novo espaço cultural, nessa terça

I Sarau Cultural Bruta Flor acontecerá na terça-feira, dia 14 de janeiro, no antigo Olaria, novo espaço artístico-cultural da cidade.

Os grupos Ícaros do Vale e Coral Araras Grande conquistaram o espaço do antigo Clube Olaria, no bairro Esplanada da cidade de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. As entidades conseguiram um comodato por 30 anos. 

Luciano Silveira, coordenador dos dois grupos, explica que foi proposto formas de apresentar e presentear a cidade com esse espaço cultural. Está sendo feito uma busca ativa de pessoas que gostam de cantar, interpretar, dançar e outras formas de criação artística para ocupar esse espaço.
  
Todos os meses será apresentado uma temática. Em janeiro, a temática é "Resistir para existir".  É um sarau político-social onde se oferece à comunidade o acesso à cultura na dança, música, literatura e todas formas de expressão cultural.

Já estão confirmados vários artistas e grupos culturais para se apresentarem, durante o ano. Confirmados estão Luciano Tanure, Ícaros do Vale e Coral Araras Grandes.

O "Sarau Cultural Bruta Flor" faz referência à música do Caetano Veloso "Quereres" que diz "bruta flor do querer" . No dizer de Luciano, é uma busca de "um querer mais humano, tolerante, que é uma coisa delicada, mas, para algumas pessoas, é, ao mesmo tempo, bruta. Porque a arte tem isso: ela é leve e é também bruta. E essa "bruta flor do querer" somos nós os artistas", conclui.

O espaço é aberto, sem finalidade de lucro. Ele pede às pessoas que se apropriem do espaço. Tem o nome de JEQUITIVALE - Casa de Artes e Ofícios da da Companhia Ícaros do Vale, à Rua Benjamin Constant, 114 , no bairro Esplanada.   


Chamada Geral ao Sarau Bruta Flor
"A arte existe para que a realidade não nos destrua"
Friedrich Nietzsche

O SARAU é um espaço de protagonismo social. É um espaço de empoderamento. É você chegar, dizer para uma pessoa e falar que ele pode chegar ao microfone ali e falar sua arte. É uma liberdade. Um povo sem cultura não levanta e só se ajoelha. Se você quer lavar sua alma, vá para o SARAU “BRUTA FLOR”.

Nosso Sarau é um espaço onde o microfone é aberto. E mais do que um espaço que é tido como um espaço para dar voz, o principal é ouvir a voz. É onde você ouve a voz dos menos favorecidos. Em tempos sombrios que ameaçam a nossa democracia e nossos direitos o BRUTA FLOR é uma resistência contra isso e a toda impossibilidade de quem resiste a essa barbárie .


No dia 14 de janeiro, você tem o direito de entrar nesta roda e têm o direito de protagonizar. Uma noite democrática onde você pode se expor e se tornar mais íntimo de você mesmo. Nosso Sarau é isso. Uma troca. Nossa função sempre será essa. Promover a cidadania , mas não como assistencialismo . Nossa meta é deixar que principalmente os grupos, os artistas e pessoas do povo possam falar.

E estamos convocando todos para trazer a arte do seu lugar. A arte e a cultura de todo lugar. Somos o picadeiro da socialização.

Se  permita! Deixe a arte mudar a sua vida!

Vamos olhar para a nossa quebrada, para dentro de nossa periferia humana. Nossa intenção é muito maior do que mudar nossa realidade. É entender nosso meio. Olhar para dentro de nós  e entender quem somos e o que queremos ser como artistas nesta região que vivemos. Vendo o nosso povo e tentar  ajudar como a gente pode.

O BRUTA FLOR humaniza e está disposto a ser um SARAU que irá abraçar as pessoas. Esse projeto é o resultado de noites indurmidas de luta pelo direito de ser humano.

O SARAU BRUTA FLOR é uma contrapartida de tudo que está acontecendo aí.

E você está convidado a participar e a lutar pela vida e pela arte que você acredita. Queremos levar para à nova geração uma mensagem de otimismo. Embora não tenhamos motivos, devemos continuar. Mesmo que a corda ameace derrubar.

Estacionar? Jamais.

Serviços:

Dia 14 de Janeiro

Hora:  a partir de 19 h 30 min

Local: Espaço JEQUITIVALE (Antigo Clube Olaria)
Rua Benjamin Constant, 114 - bairro Esplanada - Araçuaí - MG.

Entrada: GRATUITA


MANIFESTO DO I SARAU BRUTA FLOR 

“Acreditamos que a educação transforma o mundo e a cultura faz seu povo mais feliz!”

O tempo está se fechando: cerrando as cortinas que cerceiam ainda mais a nossa tênue democracia, os nossos direitos e liberdades.

Como cidadãos e cidadãs que somos, temos o dever e a necessidade de nos posicionar contra toda e qualquer forma do pensamento livre e crítico. Precisamos defender o já tão violado Estado de Direito e garantias plenas ao cidadão brasileiro; jamais permitiremos que algum governo, independente de ideologia política, venha interferir na nossa liberdade de pensar, agir e manifestar. É de suma importância disseminar o pensamento de que a educação é a base e a garantia de uma sociedade composta por homens e mulheres livres e pensantes; por isso, temos presenciado tantos ataques a Educação pelo desgoverno em vigor desde 2019 e ora em ação nas terras brasileiras.

Educação e cultura são irmãs e parceiras; só sobrevivem com a garantia de maciços investimentos nesses setores. Jamais permitiremos que o déspota que hoje ocupa a cadeira de presidente, venha adotar políticas vis de combate a expressão das ideias ou de fomento ao renascimento da censura, de ataque aos meios de comunicação, de contração a liberdade de pesquisas e manifestações dos direitos humanos, fundamentais para a garantia do Estado democrático.

Não nos convêm uma meia educação, nem admitir a desfaçatez de uma Terra plana ou a visão etnocêntrica que afirma que o rock leva ao aborto e ao satanismo; em suma, não merecemos a balburdia deste governo canastrão. Precisamos sim, abortar ideias fascistas e opressoras, permitir que a Terra seja um espaço de vivência onde o respeito seja mútuo e com a garantia das liberdades e conquistas sociais.

Já dizia o nosso patrono e fiel escudeiro da Educação, Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”. Educar pressupõe clarear as mentes para enxergar diversos campos de visão, proporcionar ao indivíduo a autonomia do pensamento, do respeito à pluralidade. Educação não combina com a opressão; muito menos com grupos fascistas que têm se apresentado no atual cenário brasileiro.

É preciso dissecar os ovos do atraso e da concentração do conhecimento que já transitam pelos corredores das universidades públicas brasileiras, levantando bandeiras de viés ideológico excludente. Estejamos abertos aos critérios de escolha de Reitores de Universidades de diretores de Institutos Federais e das demais escolas públicas, por exemplo.

E neste viés de reclame, tornaremos pública a necessidade da criação de uma Secretaria Municipal de Cultura, bem como a garantia de recursos para seu efetivo funcionamento e vitalidade. Araçuaí, a capital da cultura do Vale do Jequitinhonha, há muito precisa legitimas toda sua magnífica efervescência cultural que acontece em todos os cantos do nosso município.

No cenário nacional nossa indignação persiste coma desastrosa canetada anticultural do presidente Jair Messias Bolsonaro, numa explícita perseguição a esse segmento. As perdas se acumulam a cada dia; essa é a política cultural do presidente caquético e miliciano.

A cultura é a identidade de um povo e contribui para o crescimento educacional de sua nação; certamente por isso, o Ministério da Cultura que nasceu em quinze de Março de 1985, foi extinto em dois de Janeiro de 2019. Mas que fique claro: o Bolsonaro acabou com o ministério, jamais com a cultura.

Não compactuaremos com a rasgação da democracia pelas mãos das medidas provisórias. O Brasil não se constituiu para ser governado através de medidas autoritárias ou acobertadas por juízes de garantia.

Defendemos a pluralidade! Pluralidade de gêneros, de raças, de crenças, de ideologias e de posições políticas. Porém não permitiremos que o discurso de ódio seja aceito como natural num plano de governo.

O ódio é uma camada espessa de intolerância, craquelada de maldade de e borrifada com a violência: o ódio mata. E neste manifesto nos posicionamos contra ele. Em nós ainda vive a luta pela defesa do bem coletivo e das garantias individuais, pela defesa do Estado Democrático de Direito, pelo respeito, pela paz e pela livre expressão. Condenamos veementemente qualquer medida ou proposta autoritária em qualquer campo de ação ou conhecimento. Respeitamos as universidades e queremos que essas incubadoras da educação de qualidade sejam resguardadas como espaços livres para cultivarem ideias libertadoras de preconceitos e estereótipos; sem mordaças e muito menos de atrelamento com ideologias retrógadas e autoritárias. Defendemos a inclusão, jamais a exclusão; queremos estabelecer a união, jamais à separação.

Abominamos a violência política opressora da “Escola sem partido” e medidas semelhantes que têm sido apresentadas, maquiadas para camuflar o verdadeiro conteúdo, excludente e dominador que se constituem. Estamos atentos aos manifestos de ódio, de homofobia, a transfobia, da misoginia, de racismo, do machismo, da intolerância religiosa e cultural que tem ganhado força em nosso país a partir da eleição deste governo insano ora em vigor.

Nosso manifesto nasce aos quatorze dias do mês de Janeiro de 2020, durante o 1º Sarau Bruta Flor, realizado no espaço Instituto Cultural Bruta Flor  localizado à Rua Benjamim Constant, nº 114 , no bairro Esplanada, da cidade de Araçuaí,no estado de Minas Gerais.

E se fundamenta nos princípios éticos estabelecidos na nossa Constituição Federal: “Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações” e “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

Na luta pela autonomia, contra o ódio, a opressão e a violência! Estamos em defesa da democracia, hoje e sempre.

Este manifesto expressa a opinião pessoal de pessoas livres e portadoras do senso de responsabilidade social, de pessoas que comungam da crença do respeito à diversidade cultural

Araçuaí, 14 de Janeiro de 2020

Assinam este manifesto :
Coral Araras Grandes e Companhia de Teatro Ícaros do Vale.

Obs: Este manifesto será lido e estará recolhendo assinaturas até o dia 25 de Janeiro de 2020, na cidade de Araçuaí.
Se você compartilha da mesma idéia venha participar do I SARAU DA BRUTA FLOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário