sábado, 25 de janeiro de 2020

36º FESTIVALE acontece no Serro, no Alto Jequitinhonha, nesse domingo até sábado

A imagem pode conter: texto
O 36º FESTIVALE - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha - 2ª edição de 2019 - abre suas atividades nesse domingo, 26 de janeiro, indo até o dia 01 de fevereiro, no sábado próximo, no Serro, no Alto Jequitinhonha. É chamado de segunda edição ou temporão, porque o FESTIVALE, que acontece todos os anos, foi realizado na última semana de julho de 2019, em Belmonte-BA.
Da foz à nascente e da nascente à foz do Rio Jequitinhonha que nasce no Serro e termina no mar, em Belmonte.
O FESTIVALE é um dos maiores eventos culturais do Brasil e da América Latina. É o mais longevo, acontecendo desde 1980, sempre em uma cidade da bacia do rio Jequitinhonha.
É um momento de muita confraternização de artistas, grupos. agentes e gestores culturais do Vale do Jequitinhonha, no norte e nordeste de Minas, empoderando os movimentos de culturas populares.
É festa, alegria e reflexão sobre a criatividade humana. Durante uma semana, os participantes se envolvem em oficinas, mostra, exposição de artesanato, fotografias, artes plásticas, cine-video, livros, teatro, música e outras manifestações artísticas e culturais. 
Há shows musicais de representantes de músicas de raiz, debates, Noite Literária e Festival de Música.
Artistas como Paulinho Pedraazul, Rubinho do Vale, Saulo Laranjeiras, Pereira da Viola, Elomar, Tunai, Carlso Farias, Tau Brasil, Lucinho Cruz, Tizumba, Tambolelê, Titane, Bilora, Chico Lobo, Wilson Dias e tantos outros são presenças garantidas em muitos FESTIVALES.  
Realização e Apoio
O 36º FESTIVALE é realizado pela FECAJE - Federação das Entidades Artísticas e Culturais do Vale do Jequitinhonha e do Instituto Vale Mais. Tem o apoio da Prefeitura Municipal do Serro que montou uma infra-estrutura local para o evento e do Governo de Minas, através da Secretaria de Cultura de Minas, que liberou R$ 250 mil para a realização do evento.
Como parceiros também participam o deputado estadual Dr Jean Freire, as Prefeituras de Jequitinhonha e Medina, além da ASCOMED.
 39 anos de resistência
Idealizado no final da década de 1970, a primeira edição do FESTIVALE aconteceu em 1980, na cidade de Itaobim. Composto pelas mais variadas formas de manifestação cultural, surgiu da necessidade de promover a cultura popular do Vale do Jequitinhonha e de atender às necessidades de agregação, valorização e divulgação das atividades artísticas existentes na região.
Ao longo dessas quase 4 décadas, o FESTIVALE já percorreu 27 municípios e já se tornou uma referência da resistência da cultura popular em todo o estado.

Confira a Programação:


Onde fica o Serro
O Serro fica no Alto Jequitinhonha com população estimada de 20.993 habitantes, em 2018 (IBGE).
Como símbolo do período colonial, o Serro foi elevado à categoria de Vila em 29 de janeiro de 1.714, há 306 anos. Em 6 de março de 1.838, há 182 anos, foi elevado à categoria de cidade.
Faz divisa com os municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Couto Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Presidente Kubitscheck, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra  Azul de Minas e Rio Vermelho.
O município rodeado por serras, morros, rios e cachoeiras. Apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo histórico e ecológico. Situada no centro-nordeste de Minas Gerais, na região central da Serra do Espinhaço, Serro fica a 230 quilômetros de Belo Horizonte; a 47 km de Diamantina; 164 km de Curvelo; 317 km de Montes Claros; 160 km de Capelinha; 242 km de Minas Novas; a 239 km de Araçuaí.
Localização do Serro em Minas Gerais
É também uma importante Cidade do caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os os Bandeirantes paulistas e nordestinos no século XVIII.
Além das belezas naturais e das minas, o Serro possui um rico patrimônio histórico-cultural e produz o famoso Queijo do Serro, uma das mais saborosas variedades do queijo mineiro.
O município hoje conta com diversos hotéis e pousadas. O turista pode contar com apartamentos, serviços, deliciosos cafés-da-manhã e guias para percorrer a região.
Conheça mais o Serro, através dos videos abaixo:


Vídeos




Nenhum comentário:

Postar um comentário