domingo, 12 de janeiro de 2020

Almenara comemora 82 anos de emancipação

Nesse domingo, 12 de janeiro, Almenara relembra história da construção da Princesinha do Vale.
Almenara, a Princesinha do Vale, como é carinhosamente chamada pelos seus moradores , está aniversariando. O município faz 82 anos. Foi emancipado, em 12 de janeiro de 1938, com o nome de Vigia, tendo sido renomeada como Almenara, em 1943, que significa "farol" em árabe.
Está localizada no Baixo Jequitinhonha, às margens do Rio Jequitinhonha, com uma população de 41.642 habitantes (estimativa do IBGE 2018).
Durante muito tempo, Almenara teve a maior praia fluvial do Brasil, a Praia da Saudade. Nas últimas décadas, o estrago da praia foi geral. Isso deveu-se à construção da Barragem de Irapé, no rio Jequitinhonha, entre Berilo e Grão Mogol, no Médio Jequitinhonha, com a diminuição do volume de água, alterando o seu curso, e a poluição devido à extração de ouro feita com mercúrio.
Na economia, o município vive essencialmente da agricultura familiar, pecuária, artesanato e comércio, sendo um dos principais pólos do Vale do Jequitinhonha. Almenara viveu os seus tempos áureos na época que compreende os anos entre 1975 e 1995 e depois entrou em uma decadência profunda devido à falta de geração de renda, com a perda de rebanho bovino.
Mas, esse cenário vem mudando com a chegada de uma empresa de mineração: a Magnesita Refratários S.A que prometeu gerar muitos empregos, embora o setor minerário esteja em baixa. Há também um crescimento da rede do comércio e serviços de escritório e saúde. Almenara vem se firmando como um polo regional de educação que atrai estudantes de toda a região do Médio e Baixo Jequitinhonha, assim como do sul da Bahia.  
História
O primeiro explorador a desbravar o Vale do Jequitinhonha foi Francisco Bruza Espinosa em 1553, acompanhado do padre jesuíta Aspilcueta Navarro. A expedição chegou a Serra do Espinhaço. Outra expedição, a de Sebastião Fernandes Tourinho, em 1573, partiu em busca de minerais, passando pelo rio Araçuaí. No ano seguinte, a expedição de Antônio Dias colheu pedras e minérios que revelavam a presença de metais preciosos na região.
No final do século XVII, a região do Vale do Jequitinhonha foi abandonada pelos exploradores devido à descoberta do ouro, em Vila Rica, atual Ouro Preto.
Almenara encontra suas raízes na exploração do ouro e do diamante no Brasil Colonial. Por volta de 1811, a Coroa Portuguesa decidiu ocupar o interior do território brasileiro, a fim de evitar extravios das riquezas naturais da colônia. Foram instalados quartéis na região do atual Baixo Jequitinhonha, aumentando a fiscalização de tráfego no rio de mesmo nome. Na época, era a única via navegável de acesso ao litoral. Dos quartéis nasceram as atuais cidades de Almenara, Jequitinhonha, Joaíma e Salto da Divisa. 
Almenara, era um antigo distrito criado com a denominação de Vigia, em 1887, quando ainda pertencia ao município de Araçuaí. Foi alterado para São João do Vigia, em 1914, já pertencente ao município de São Miguel do Jequitinhonha (hoje, Jequitinhonha). Foi elevado à categoria de município com a denominação de Vigia, pela Lei Estadual nº 58, de 12 de janeiro de 1938. Foi renomeado, em 1943, para Almenara.
 Clima
Segundo dados do Instituto Nacional de Metereologia( INMET), referentes ao período de dezembro de 2002 a março de 2019, a menor temperatura registrada em Almenara foi de 10,4 ºC, em 8 de julho de 2008, e a maior atingiu 42,1 °C em 2 de janeiro de 2016. O maior acumulado de precipitação, em 24 horas, foi de 97,6 milímetros (mm) em 8 de abril de 2013.
Almenara torna-se polo educacional
O município vem se consolidando como um polo educacional, principalmente com cursos técnicos, tecnológicos, de graduação superior e de pós-graduação.
O IFNM Instituto Federal do Norte de Minas, campus Almenara, foi implantado em 2007, com cursos técnicos de nível médio e superior, de tecnologia e graduação. Há um Pólo de Ensino à Distância da UFVJM – Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Outra Universidade pública também se instalou em Almenara: a estadual UNIMONTES – Universidade de Montes Claros. Com a atração de várias oportunidades para os estudantes, as faculdades particulares logo chegaram: Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Universidade de Almenara, entre outras.
Almenara conta com uma ampla rede de educação que inclui escolas municipais, estaduais, particulares e federais:
·         Escolas Públicas - Ensino Infantil,  Educação Fundamental e Ensino Médio
·        Escola Municipal Corina Ferraz de Brito (CAIC)
·        Escola Municipal Lindaura Gil
·        Escola Municipal Lindaura Gil II
·        Escola Municipal Monteiro Lobato
·        Escola Municipal Tiná Ripalta de Menezes
·        Escola Estadual Conde Afonso Celso
·        Escola Estadual Tancredo Neves
·        Escola Estadual Joel Mares
·        Escola Estadual Laudelina Dias Lacerda
·        Escola Estadual Joviano Naves
·        Colégios Particulares – Ensino Infantil,  Educação Fundamental e Ensino Médio
·        Colégio Comunitário Dr. Fernando Magalhães (Pitágoras)
·        Colégio Piaget
·        Centro Educacional João e Maria
·        Instituo Educacional Pingo de Gente
·        Instituto Tecnológico e Universidades Públicas.
·        Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Almenara
·        Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus Almenara - Pólo de EAD
·        Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
·        Universidades Privadas
·        Universidade Norte do Paraná (Unopar Virtual)
·        Universidade Paulista (Unip)
·        Faculdade de Almenara (Alfa)
·        Doctum Almenara (Rede de Ensino Doctum).

As riquezas naturais e culturais de Almenara
Além da praia fluvial do Rio Jequitinhonha que contribui para a rica beleza natural da região, outros pontos de beleza singular da cidade são o Ribeirão das Águas Belas, com suas corredeiras, e o Morro do Cruzeiro, ponto famoso entre os conhecedores do vôo livre, em esportes como asa delta e parapente.
Mais marcantes que as belezas naturais de Almenara são as belezas culturais intrincadas na cidade e em seu povo hospitaleiro. Dentre tantas culturas presentes no Vale do Jequitinhonha, a cidade de Almenara também possui fortes expressões culturais próprias disseminadas em meio à sua população. 


Coral Lavadeiras de Almenara com o seu maestro Carlos Farias.

O Coral da Igreja de São João Batista, o Coral de Almenara e o Coral das Lavadeiras são típicas expressões musicais da cidade. Esse último nasceu do convívio das lavadeiras, a partir da criação de uma lavanderia comunitária na cidade, em 1991. Na singularidade do convívio, cantigas com raízes nos batuques, sambas, afoxés, frevos, rodas, modinhas e toadas, foram reveladas para um grande público. Com o passar dos anos, o coral já foi reconhecido pela crítica e imprensa, tendo aparecido muitas vezes em programas de televisão em rede nacional, o que resulta num grande orgulho para o público de Almenara. 
Expressões do folclore brasileiro também aparecem em grupos como o de Dona Maria do Bode – trabalho abnegado visando a manutenção da cultura local. Passando aos objetos materiais da cultura, há ainda os trabalhos dos artesãos de Almenara: bordados, cestas, trançados, esculturas. Há uma grande diversidade de criações entre os artistas da cidade, todas reproduzindo a arte típica da região. A criação musical e teatral sempre apresenta uma diversidade de talentos.
Algumas festas tradicionais se destacam no município. As festas juninas, as folias de reis, festas da religião católica e evangélica estão muito presentes. 
A Festa da Mandioca, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e EMATER-MG , é uma das mais tradicionais. A 18 anos, reúne agricultores familiares, pequenos produtores e apreciadores do produto mandioca e seus derivados. Na programação, há shows, concurso da Raiz Mandioca (que avalia qualidade e formação da raiz), exposição e comercialização dos artesanato local, barraquinhas de comidas típicas e parque de diversões. Em área reservada para a agricultura familiar, cerca de 120 produtores expõem e comercializam seus produtos. Cerca de 10 mil pessoas prestigiam os três dias do evento.
Grandes eventos
Grandes eventos, como oportunidades de lazer e negócios, também acontecem em Almenara. Em julho de 2019, realizou-se a 50ª Expô de Almenara - grande festa agropecuária regional. Além de vendas de animais, máquinas e implementos agropecuários, o evento apresenta shows de grandes artistas nacionais, principalmente de sertanejo.
A Micareta de Almenara, realizada no mês de janeiro, é outro grande  evento da cidade que apresenta artistas e grupos de axé de renome nacional, atraindo milhares de foliões, principalmente jovens,  que dançam atrás dos trios elétricos.


Prefeito Municipal Ademir Gobira e vice-prefeito Hamilton Magno (segundo à direita), gestão 2017-2020.
 Prefeitos Municipais de Almenara
·         1938 a 1940 - Benedito Canabrava
·         1940 a 1945 - Acúrcio de Lucena
·         1945 a 1947 - Oscar de Castro - Henrique de Paula Ricardo - Querubim Froes Otoni
·         1947 a 1950 - Hélio Rocha Guimarães
·         1950 a 1951 - José de Miranda
·         1951 a 1955 - Benício Olegário Almeida
·         1955 a 1959 - Cândido Mares Neto
·         1959 a 1963 - Edward de Souza Figueiredo
·         1963 a 1967 - Trazíbulo Ferraz Torres
·         1967 a 1971 - Hélio Rocha Guimarães
·         1971 a 1973 - Fernando Antônio do Amaral
·         1973 a 1977 - Exupério Alves Cangussu
·         1977 a 1983 - Djalma Valença Fazendeiro
·         1983 a 1988 - Exupério Alves Cangussú
·         1989 a 1993 - Roberto Martins Magno
·         1993 a 1995 - Cândido Mares Neto
·         1995 a 1996 - Exupério Alves Cangussú
·         1997 a 2000 - Chaue Chequer Filho
·         2001 a 2004 - Manoel Francisco Alves Silva
·         2005 a 2008 - Carlos Luiz de Novaes
·         2009 a 2009 - Carlos Luiz de Novaes - reeleito - cassado
·         2009 a 2010 - Fabiany Ferraz (Prefeita Interina)
·         2010 a 2012 - Fabiany Ferraz (Eleita em decorrência da cassação de Carlos Luiz de Novais)
·         2013 a 2016 - Fabiany Ferraz - reeleita
·         2017 até a atualidade - Ademir Gobira
 Demografia
A população do município foi estimada pelo IBGE em 41.642 habitantes (2018). No Censo Demográfico de 2010,  Almenara era o octogésimo segundo mais populoso do estado apresentando uma densidade populacional de 16,90 habitantes por km².
Segundo o Censo de 2010, 50,4% da população eram homens (19.534 habitantes) e 49,6% (19.241 habitantes) mulheres. 81,9% da população vivia na zona urbana (31.750 habitantes) e 18,1% (7.025 habitantes) vivia na zona rural.
Almenara possuía  29.714 eleitores aptos, em 2018, segundo o TRE-MG – Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Onde fica Almenara
De acordo com a divisão regional vigente, desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence à Região Geográfica Intermediária de Teófilo Otoni e Imediata de Almenara. 
Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Almenara, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Jequitinhonha e Mucuri.  Na divisão político-administrativa, durante 30 anos, foi localizada no Baixo Jequitinhonha, no nordeste de Minas, quase na divisa com o sul da Bahia.

A cidade de Almenara fica a 728 km de Belo Horizonte; a 52 km de Jequitinhonha; 117 km de Itaobim; a 187 km de Araçuaí; a 276km de Teófilo Otoni; a 183 km de Eunápolis; a 246 km de Porto Seguro-BA.

Fontes: Prefeitura de Almenara, EMATER, Polo Jequitinhonha - UFMG, IFNMG - Campus Almenara, IBGE e Wikipédia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário