Transportadoras de madeira de eucalipto contratadas pela Suzano não têm autorização de tráfego.
Os manifestantes de Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, que bloqueiam a BR 367 não arredam pé e não liberam carretas de madeiras de eucalipto nem o trânsito da rodovia.
Na tarde de terça-feira, 17.03, no salão da Prefeitura de Virgem da Lapa, representantes da manifestação, vereadores, lideranças comunitárias, Secretários Municipais, Polícia Militar, prefeito municipal e representante do deputado estadual Dr Jean Freire, reuniram-se com representantes da Suzano Celulose para discutir a solução do trecho pavimentado entre Virgem da Lapa e Araçuaí e o possível desbloqueio da rodovia, fechada desde às 5 horas da manhã, de segunda-feira, 16.03.
Mesa da reunião: representantes do manifestação, PMMG, Felipe de Faria e Alexandre Nascimento, da Suzano Celulose; Prefeito Harley Lopes, Luciano Cardoso Aguilar e representante do deputado Dr Jean Freire, Álbano Silveira Machado.
Os representantes da reflorestadora Suzano Felipe de Faria Zamparo, Gerente de Relações Institucionais, e Alberto Nascimento, Gerente de Logística, propuseram recuperar o trecho da BR, destruído principalmente pelas grandes carretas que transportam madeiras de eucalipto do Alto Jequitinhonha (Capelinha, Minas Novas, Turmalina, Itamarandiba, Carbonita, Diamantina), no nordeste de Minas, para a fábrica de celulose da Suzano, na cidade de Mucuri, no sul da Bahia.
Como representantes da Suzano já fizeram outros compromissos com a população e não cumpriram, exigiu-se o registro em Ata com a assinatura de todos os presentes.
Alguns pontos foram acordados: disponibilidade de máquinas e materiais de betume e cascalho para recuperar o trecho, a ser feito junto com a empresa credenciada pelo DER, com início previsto para esta quarta-feira; molhação do trecho entre Virgem da Lapa e Ijicatu (José Gonçalves de Minas - 40 km de estrada de terra), para evitar a grande poeira; contribuição da Prefeitura para disponibilizar água para os caminhões-pipa; após início das obras , o bloqueio da BR será liberado.
Bloqueio continua
Como o bloqueio da BR estava a mais de 2 km da cidade, resolveu-se trazer a barreira para a entrada da cidade, no perímetro urbano, para obter mais adesão ao movimento. Durante 50 minutos, o trânsito foi liberado, na noite de terça-feira, com a passagem de mias de 15 carretas de madeiras de eucalipto. Mas, foi fechado, de novo.
Desbloqueio pode ocorrer, na manhã de quinta, 19.03, após reunião com representantes do DER.
Articulações políticas
O deputado estadual Dr Jean Freire (PT-MG), em apoio aos manifestantes, esteve na segunda-feira, à noite, no local do bloqueio. Na terça-feira, 17.03, às 16:30 horas, encontrou-se com o Diretor Geral do DER-Departamento Estadual de Estradas e Rodagens de Minas Gerais, Célio Dantas. Obteve o compromisso do DER realizar uma operação de tapa-buracos, com cascalho e material betuminoso. Serviços terão início no dia 23.03.
Ao mesmo tempo, o deputado solicitou informação sobre autorização das carretas em trafegarem com cargas tão volumosas, colocando em risco a população do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. O Setor de Fiscalização de Cargas Especiais informou que as carretas não têm autorização para transitar com tais carregamentos. Dr Jean Freire solicitou providências do DER em regular tal transporte para que não ameace a vida dos moradores e transeuntes na BR 367 (Carbonita, Turmalina, Virgem da Lapa, Araçuaí e Itinga), LMG 677 (Turmalina, Leme do Prado, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Berilo e Virgem da Lapa), BR Rio Bahia (Itaobim a Teófilo Otoni) e Estrada do Boi (Teófilo Otoni - Nanuque), ou seja, quase 20 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Decepção dos manifestantes
Várias lideranças do movimento se sentiram traídas pela petulância da Suzano Celulose em garantir os consertos da rodovia, sem que ela tivesse autorização do DER, além de iniciar serviços apenas de aterramento dos buracos da rodovia. Juntou-se a tudo isso, o fato de constatar a falta de regulamentação dos transportes de madeiras pelas carretas e contratar 70 trabalhadores na cidade de Turmalina para trabalhar em Virgem da Lapa, mantendo-se no Hotel mais caro da cidade.
A empresa Suzano que chegou à cidade há mais de 40 anos, sempre explorou e desprezou Virgem da Lapa, gritavam os moradores.
Mediante o descrédito dos representantes da Suzano, somente com um representante do DER a rodovia BR 367 será liberada, garantem as lideranças. Porém, ressalvam que não aceitam negociar com Marco Antônio, da regional do DER de Araçuaí, pois este já acertou vários acordos anteriores e não cumpriu o acertado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário