terça-feira, 8 de abril de 2014

Diamantina: Técnicos administrativos da UFVJM cruzam os braços e impedem estudantes de entrarem no Campus 2.

Greve de Técnicos Administrativos desde 19 de março.

Os funcionários técnico-administrativos das instituições federais de ensino superior estão em greve desde o dia 17 de março.
A categoria busca o cumprimento total de acordos firmados entre o sindicato e o governo federal.

 Na manhã desta terça-feira (08), a reportagem da Gazeta Tijucana acompanhou o movimento grevista em Diamantina no portão principal de entrada do campus II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde os servidores Técnicos Administrativos paralisaram suas atividades.


Entre as reivindicações da categoria estão à implementação da jornada de 30 horas, já é prevista por um decreto presidencial, mas nem todas as universidades cumprem. 

Por uma universidade de qualidade para os alunos e servidores.
Posto de Ponto Atendimento e qualidade de vida no trabalho. Segurança, transporte e telefonia.
Não ao corte de ponto, que tem sido uma ameaça constante das autoridades superiores.



Segundo o comando de greve em Diamantina a deflagração desta manifestação na manha de hoje, visa alertar a reitoria da UFVJM para abrir um diálogo entre os servidores técnicos e a direção da instituição de ensino que ser recusa a falar com os manifestantes.

O reitor da UVFJM esteve no local da manifestação nesta manhã e solicitou que a Policia Militar desobstruísse a entrada na universidade.

O comando da policia não atendeu ao pedido do reitor por entender que o movimento é pacífico e de direito dos servidores. — com Genivaldo Souza. (7 fotos)

Os estudantes e professores da UFVJM foram surpreendidos na manhã desta terça-feira, 08 de abril, com uma ação dos técnicos administrativos da instituição. Os servidores interromperam totalmente a entrada de estudantes no Campus 2, nem mesmo a pé era possível acessar o interior da unidade.
“O movimento de greve é motivado pela regulamentação do ponto eletrônico que está sendo instalado sem logística ou legislação, pelas 30 horas, melhorias de salários”, informou um técnico que não quis se identificar. Ainda segundo ele, a greve já está acontecendo a alguns dias e que até então não tinha afetado as aulas. Somente na manhã de hoje decidiram interromper totalmente o acesso de estudantes ao Campus Universitário.
A interrupção frustrou muitos universitários que ficaram indignados por não poderem acessar o Campus.
“Estou revoltada, perdi meus quatro reais e ainda vou ficar sem marmita”, disse uma estudante que pagou a passagem de Diamantina até o Campus e que também iria almoçar no restaurante do Campus.
“Depois de um dia totalmente estressante e cansativo como foi ontem, acordo hoje morta, passando mal, para chegar lá e simplesmente não poder entrar. Se querem manifestar, se querem fazer greve, que ao menos avise. Nós alunos não temos culpa, perdemos dinheiro descendo e subindo atoa.”, desabafou outra estudante em uma rede social.
MANIFESTAÇÃO NA UFVJM FUNCIONÁRIOS TÉCNICO-ADMINSTRATIVOS DA UFVJM
EM GREVE
.
Segundo informações, o acesso ao Campus só será permitido após o meio dia. Com relação à alimentação a PROACE divulgou nota informando que devido às manifestações grevistas, o auxílio alimentação será oferecido apenas no Campus I, de 11h30 até 13h30.
FOTOS DA ENTRADA DO CAMPUS II NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário